Em primeiro lugar, pelo último jogo da equipe brasileira na segunda fase do Campeonato Mundial Feminino de Vôlei 2022, Brasil vence Bélgica de virada. Desse modo, a partida aconteceu neste sábado (8), na Ahoy Rotterdam na Holanda.
Por fim, as maiores pontuadoras do confronto foram, pela Bélgica, Britt Herbots. com 20 acertos e, pelo lado verde e amarelo, Tainara Santos anotou 22 pontos. Em suma, os times fazem parte do Grupo E.
Assista aos melhores momentos de Brasil x Bélgica
1º set: Com Herbots liderando, Bélgica vence
Antes de tudo, o início da partida foi marcado por bastante equilíbrio, com as equipes se alternando na liderança do placar. Porém, ao abrir quatro pontos de vantagem, o time belga obrigou o técnico José Roberto Guimarães parar a partida. Onde voltou a igualar o marcador.
Na sequência, com a reação do time brasileiro, foi o comandante belga quem parou o jogo. No entanto, não foi bem sucedido. Diante disso, o time vice-campeão olímpico abriu cinco pontos de vantagem.
Em suma, na reta final do set, o jogo voltou a ficar parelho. Assim, com dois erros seguidos da equipe brasileira, José Roberto Guimarães usou seu segundo pedido de tempo. Diante disso, Herbots fez a diferença no lado europeu, chegando ao set point. No entanto, com Gabi na pipe, Brasil empata em 24 x 24.
Desse modo, as equipes alternaram-se na liderança do marcador. Com Herbots e Gabi definindo os pontos de seus times. Por fim, apesar do set equilibrado, a Bélgica fechou a 1ª etapa em 28 x 26, após bloqueio da central Lemmens.
2º Set: Carolana dá show nos bloqueios e Seleção Brasileira empata
Semelhante à parcial anterior, a primeira parte do set foi marcada por equilíbrio. Chegando a estar 9 x 9 no set. No entanto, com a passagem da oposta Tainara pelo saque, o Brasil disparou no placar. Nesse sentido, Gert Vande Broek foi obrigado a solicitar a parada técnica. Porém, sem sucesso.
Na sequência, com cinco pontos de vantagem do time sul-americano, o comandante belga usou seu segundo tempo técnico. Novamente sem sucesso. Porém, com a ida de Britt Herbots para o saque, a Bélgica esboçou uma mínima reação na reta final do set.
Sendo assim, José Roberto Guimarães foi quem parou a partida. Por fim, contando com erro de saque da central belga Lemmens, a Seleção Brasileira faturou a 2ª etapa em 25 x 16. Deixando tudo igual no jogo.
3º Set: Domínio Verde e Amarelo
De antemão, diferente das parciais anteriores, Brasil começou de forma avassaladora. Dessa maneira, chegou a estar 7 x 2 no marcador. Em contrapartida, de imediato, o comandante Gert Vande Brock solicitou o 1º tempo técnico do set. Somado a isso, houve mudanças de jogadora nas equipe europeia. Em suma, Martin entrou no lugar de Guillians, além da troca simples de levantadoras. Porém, não teve sucesso.
Assim, com mais uma incrível passagem da oposta brasileira no saque, a equipe sul-americana aumenta a diferença no placar para 12 x 2. Na sequência, o técnico belga gastou seu segundo pedido de tempo. Novamente, sem sucesso.
Na reta final do set, se beneficiando pela boa atuação do grupo brasileiro, José Roberto Guimarães conseguiu mexer na equipe. Assim, o comandante colocou a ponteira Rosamaria e a central Lorena, no lugar de Pri Daroit e Carol Gattaz, respectivamente. Além da troca de líberos, com Nyeme em quadra. Por fim, Brasil fechou a 3ª etapa em 25 x 11, após ataque de Lorena.
4º Set: Brasil fecha o jogo
Com Rosamaria de titular, a Seleção Brasileira começou abrindo 11 x 6 no placar. Dessa maneira, o técnico europeu pediu o tempo que tem direto. No entanto, o Brasil continuou impondo seu ritmo de jogo e ampliou a vantagem. Fazendo com que Gert Vande Brock parasse de novo.
Além disso, o grupo europeu seguiu tendo algumas mudanças no elenco, visando reverter o placar. Por outro lado, José Roberto Guimarães colocou Kisy e Lorena em quadra, no lugar de Tainara e C. Gattaz. Por fim, a Seleção Brasileira fechou o set em 25 x , após ataque da oposta Kisy.
Invicta, classificada e cheia de moral! ???✨
A #seleçãofeminina encerrou a segunda fase do Mundial com mais uma vitória, a quarta em quatro jogos: 3 a 1 sobre a Bélgica e vaga garantida nas quartas de final. ?
Parabéns, meninas! ??#volei #CampeonatoMundial #WWCH2022 pic.twitter.com/FjAPOrleJF
— CBV (@volei) October 8, 2022
Brasil x Bélgica – E agora?
Em suma, com a vitória, Brasil garantiu o 2º lugar do Grupo E no Campeonato Mundial de Voleibol Feminino 2022. Consequentemente, a vaga na fase decisiva da competição. Desse modo, o time bicampeão olímpico aguarda seu adversário nas quartas de final.
Em contrapartida, Bélgica enfrenta a Seleção Chinesa no próximo duelo decisivo, valendo a última vaga do grupo. Em suma, a partida está marcada para domingo (9), às 7h30 (horário de Brasília).
Foto Destaque: Divulgação/FIVB