Antes de mais nada, na manhã desta terça-feira (28), o Brasil venceu a China por 3 x 2 na estreia da terceira semana da Liga das Nações Feminina de Vôlei 2022. A partida aconteceu na Arena Armeec em Sofia, capital búlgara.

Vale ressaltar que, a Seleção Brasileira iniciou a partida com duas mudanças no time titular. Sendo assim, o comandante José Roberto Guimarães, promoveu a entrada a central Júlia Kudiess no lugar de Diana Duarte – que ficou em São Paulo para a realização de uma cirurgia. Além disso, a líbero Natinha estreou na equipe principal.

Assista aos melhores momentos de Brasil x China

1º Set: Brasil vence com tranquilidade

A partida começou com bastante equilíbrio. Porém, a seleção brasileira impôs seu ritmo de jogo e chegou a parada técnica com seis pontos diferença. Dessa maneira, o time soube administrar a vantagem até a reta final da parcial. Assim, o grupo fechou a primeira etapa em 25 x 20. Em suma, Gabi foi o grande destaque e anotou 10 pontos apenas no 1º set.

2º Set: China reage, mas Brasil amplia a vantagem

A segunda parcial teve mais equilíbrio. Assim, a seleção verde e amarela chegou a ter cinco pontos de vantagem. No entanto, a China se recuperou e diminuiu para apenas um ponto de diferença. Na reta final da parcial o time asiático empatou em 23 x 23.

Dessa maneira, após o pedido de tempo de José Roberto Guimarães, as brasileiras voltaram melhor. Assim, fecharam a segunda etapa em 25 x 23. Por fim, Gabizinha e Carolana foram os grandes destaques da equipe.

3º Set: Reação chinesa

Ao contrário das etapas anteriores, foram as chinesas que começaram melhor o set. Dessa maneira, logo no início da parcial, chegaram a abrir 10 x 6 no placar. Pelo lado brasileiro, as meninas até esboçaram uma reação e foram para a parada técnica com 12 x 10 de vantagem.

No entanto, após esse momento de instabilidade, a China voltou a dominar o set. Sendo assim, a equipe asiática soube administrar a vantagem e fechou a parcial em 15 x 18.

4º Set: China cresce e empata a partida

Em primeiro lugar, a confiança mudou de lado. Dessa maneira, as chinesas voltaram mais centradas em relação aos dois primeiros sets. Além disso, as defesas e o sistema de side-out da equipe asiática estavam funcionando de maneira efetiva. Dessa maneira, a China fechou a parcial em 25 x 21 e forçou o set desempate.

Apesar da derrota no set, o time verde e amarelo ganhou dois grandes reforços. Dessa maneira, José Roberto Guimarães promoveu a entrada de Júlia Bergmann no lugar de Pri Daroit e Roberta na posição de Macrís. Além disso, a oposta Kisy cresceu bastante na partida.

5º Set: No sufoco, Seleção Brasileira fecha o jogo

Não poderia ser diferente. As duas equipes iniciaram o tie-break de maneira equilibrada. No entanto, a Seleção Brasileira abriu vantagem na metade da parcial. Chegando a ter 10 x 6 no placar. Mas não demorou para as chinesas responderem. Dessa maneira, após pedido de tempo do técnico, o time asiático conseguiu encostar na parcial, diminuindo para 10 x 9.

Apesar da reação da Seleção Chinesa, foi o time verde e amarelo que se destacou na reta final no jogo. Assim, o Brasil fechou a parcial em 15 x 11. Diante disso, soma sua 7ª vitória na competição.

Brasil x China – E agora?

Em primeiro lugar, ambas as equipes retornam à quadra na próxima quinta-feira (30). Assim, o Brasil joga às 14h contra a Coréia do Sul pela 10ª rodada da Liga das Nações 2022. Por outro lado, a China, atualmente na 5ª posição, enfrenta a Polônia às 10h30 (ambos em horários de Brasília). Por fim, as partidas acontecerão na Arena Armeec em Sofia, na Bulgária.

Foto Destaque: Divulgação/VolleyballWorld

Alice Tamashiro

Repórter do Esportelândia desde 2024. Formada em arbitragem pela Federação Paulista de Voleibol. Fundadora e administradora da página Passe Na Mão, uma das maiores referência de voleibol feminino do país.