Pelas quartas de final da Liga das Nações de volêi feminino 2022, o Brasil venceu o Japão por 3×1 na manhã desta quarta-feira (13). A partida aconteceu na Ankara Sports Hall em Ankara na Turquia. As maiores pontuadoras do confronto foram Gabi com 23 pontos e, pelo lado japonês, Hayashi anotou 16 pontos.
Assista aos melhores momentos de Brasil x Japão
1º set: Viradas, disputas e vitória brasileira
O duelo iniciou com muito equilíbrio chegando a ficar 9×9 no placar. Porém, com os ataques certeiros de Gabi e Kisy, o Brasil começou a abrir vantagem nas parciais. Porém, com Koga, as japonesas cresceram no jogo e a dianteira brasileira foi diminuindo. Vendo o crescimento adversário, José Roberto Guimarães, fez a inversão do 5×1, com Lorenne e Roberta.
No entanto, as asiáticas continuavam com um ritmo forte e, com isso, o duelo ficou muito brigado, com muitas disputas de ataque e defesa contando, também, com vários ralis. Ainda, buscando a vitória, o treinador japonês colocou em quadra, Asuka, mas sem sucesso. As brasileiras se impuseram e fecharam o set em 29×27.
2º Set: Segue o sufoco
Assim como a etapa anterior, o confronto começou com muito equilíbrio. No entanto, as japonesas começaram a se impor e abriram 7×4 nas parciais. Rapidamente, José Roberto Guimarães fez sua parada técnica com sucesso. Sua equipe reagiu e conseguiu igualar o marcador, em 12×12, principalmente, com os ataques de Gabi e Julia Bergmann.
Mas, as japonesas mantinham o ritmo e, novamente, abriam vantagem no marcador. Porém, mais uma vez, as brasileiras cresceram e conseguiram encostar no placar. Vendo isso, Masayoshi Manabe fez mudanças no seu time, entrando Ishikawa e Sato mas não deu certo.
As comandadas por José Roberto Guimarães continuavam se impondo no duelo e conquistando a virada nas parciais, em 19×18. Porém, as asiáticas não se davam por vencidas e o duelo ficou disputado ponto a ponto. Mas, o time verde e amarelo conseguiu fechar o set em 28×26, após um ataque pra fora de Koga.
3º Set: Reação e vitória japonesa
Já na terceira etapa foram as asiáticas que começaram melhor, abrindo com facilidade 3×0 no placar. Porém, após um ataque de Júlia Bergmann, as brasileiras reagiram, virando o marcador em 4×3.
Em seguida, o equilíbrio esteve presente mais uma vez na partida ficando brigado ponto a ponto. Com 7×5 para as japonesas, José Roberto Guimarães fez sua parada técnica. Ao retornar, sua equipe melhorou e a dianteira asiática foi diminuindo, chegando a empatar em 20×20.
No entanto, as comandadas por Masayoshi Manabe impuseram o seu ritmo e não permitiram uma nova reação brasileira e, assim, fechando o set em 25×20.
4º Set: Domínio brasileiro
Já na quarta etapa foram as comandadas por José Roberto Guimarães que começaram melhor abrindo 7×3 nas parciais. Vendo isso, o treinador japonês fez sua parada técnica, mas sem sucesso.
As brasileiras mantinham um ritmo forte, principalmente, com os ataques certeiros de Gabi e os bloqueios de Carol. Porém, as asiáticas tentavam uma reação com Sato e Hayashi mas, não conseguiam enconstar no placar.
Buscando uma solução, Masayoshi Manabe fez mais uma parada técnica, mas não deu certo. Com isso, o time verde e amarelo manteve o ritmo e, sem dificuldades, fechou o set em 25×14, após um ataque de Júlia Kudiess.
A maior pontuadora da partida foi a capitã Gabi, com 23 acertos. pic.twitter.com/opVQYoaJ00
— CBV (@volei) July 13, 2022
Brasil e Japão – E agora?
Com o resultado, o Brasil avançou para a semifinal da Liga das Nações 2022. Desse modo, o time comandado por José Roberto Guimarães aguarda a definição do adversário que será o vencedor da partida entre Sérvia e Estados Unidos. Por outro lado, as japonesas se despedem da competição.
Foto Destaque: Divulgação/CBV