O vôlei brasileiro é respeitado no mundo todo, com atletas que marcaram história e fizeram a diferença no esporte. Marcelo Negrão, Giba e Bruninho são apenas alguns dos muitos nomes que de destaque o cenário nacional.
Dessa forma, o bicampeão da Superliga Masculina e ex-jogador da Seleção Brasileira Riad Ribeiro montou sua seleção de todos os tempos do vôlei masculino.
- Receba as notícias em primeira mão em nosso Grupo de WhatsApp, Grupo do Telegram ou Canal de Transmissão!
- Siga o Esportelândia nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Bluesky, Threads e LinkedIn.
Sem Bruninho e Wallace, Riad Ribeiro elege sua seleção dos melhores da história do vôlei
Duas vezes campeão da Superliga Masculina, Riad Ribeiro participou do podcast Ataque Defesa e elegeu os principais jogadores da modalidade na sua visão.
- Lucão – central
- Gustavo Endres – central
- Giba – ponteiro
- Osmany Juantorena – ponteiro
- Marcelo Negrão – oposto
- Serginho – líbero
- Raphael Vieira – levantador
Explicando suas escolhas, Riad destacou Lucão e Gustavo como centrais. Segundo ele, Lucão se manteve em alto nível por muitos anos, desde sua chegada à Seleção Brasileira em 2006.
Já Gustavo foi lembrado pelo seu excepcional bloqueio e pela atuação na final da Olimpíada de 2004, quando teve 100% de aproveitamento no ataque.
Nas pontas, os escolhidos foram Giba e Osmany Juantorena. Riad ressaltou a genialidade de Giba e a qualidade técnica de Juantorena, que se destacou tanto no passe quanto no ataque, sendo um jogador completo.
Para a posição de líbero, a escolha foi unânime: Serginho “Escadinha”. Reconhecido como um dos maiores líberos da história do vôlei, Serginho foi um pilar defensivo para a Seleção Brasileira por muitos anos.
Como levantador, Riad optou por Rapha Vieira, destacando sua participação na maioria dos títulos que conquistou ao longo da carreira. Ele ressaltou a importância de um levantador confiável e decisivo nos momentos cruciais.
Por fim, para comandar essa equipe estelar, o ex-central escolheu o técnico Marcelo Fronckowiak, lembrando da importância que ele teve no início de sua trajetória no vôlei, acreditando no seu potencial e proporcionando oportunidades para sua evolução na carreira.

Siga no mundo do vôlei e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade aqui no Esportelândia:
- Casa nova! Darlan segue os passos de Giba e Bruninho e fecha com novo time
- Deixou saudades? Pupila de Bernardinho brilha na estreia da LOVB
- Bruninho: “Neymar saudável, física e mentalmente, pode trazer o hexa para o Brasil”
- Gabi Guimarães e +! Zé Roberto assiste boas atuações de brasileiras na Europa
- Bruninho revela o jogador ideal para ser seu substituto na Seleção Brasileira