Bicampeã olímpica com Zé Roberto Guimarães, Paula Pequeno foi uma das atletas mais influentes de sua geração e chegou a ser eleita a melhor jogadora da Olimpíada de 2008.
No ciclo seguinte, Paula se tornou reserva, mas mesmo assim esteve presente em Londres para mais uma conquista. No entanto, a jogadora sofreu com lesões e problemas com depressão.
Em entrevista ao podcast Podsport, a ex-jogadora deu mais detalhes sobre o assunto e revelou que chegou a culpar Zé Roberto por conta de um duro tratamento na Seleção Brasileira.
- Receba as notícias em primeira mão em nosso Grupo de WhatsApp, Grupo do Telegram ou Canal de Transmissão!
- Siga o Esportelândia nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Bluesky, Threads e LinkedIn.
Paula Pequeno desabafa sobre problemas em 2012 e comenta relação com Zé Roberto
Explicando melhor sobre seus problemas durante a Olimpíada de Londres, Paula Pequeno afirmou que se sentia deprimida e destacou não ter discernimento sobre as cobranças de Zé Roberto.
Quando a gente chegou em Londres, eu sentia muito vazio. Eu tinha certeza de que a gente ganhando ou não eu iria aposentar, não tinha mais condições nenhuma, chorava todos os dias à noite antes de dormir.
Eu não sei se estava depressiva, mas estava deprimida, meu casamento estava em uma fase ruim e eu não estava me comportando bem no dia a dia com a Seleção.
Colocava muito a culpa no Zé Roberto, só que eu não tinha discernimento na época para pensar: ‘Se o técnico está me tratando mal, me humilhando, tem que ter um motivo, nenhum técnico quer colocar uma jogadora para baixo, até porque a gente tinha uma história.
A jogadora também revelou que a cobrança de Zé Roberto sempre a ajudou, mas naquele momento acabou sendo demais.
Eu perdi minha essência, o fato dele [Zé Roberto] me tratar muito mal, ser muito rígido comigo, mais do que sempre foi. Ele sempre me testou muito e sabia que minha personalidade sempre reagiu muito bem.
Mas naquele momento, eu não estava forte o suficiente para suportar aquela porradaria toda, só que eu poderia ter pedido ajuda.
“O Zé Roberto só fez bem para minha vida”
Apesar das frustrações da época com Zé Roberto, Paula Pequeno fez questão de destacar que o treinador sempre foi extremamente positivo em sua vida e que todas as suas ações eram para ajudar no seu crescimento como jogadora.
99% das nossas frustrações são culpa nossa, nos permitimos chegar nesse ponto. Se o clima não estava bom entre você e outras pessoas, é hora de se analisar.
O Zé só fez bem para minha vida, mesmo quando era muito duro. Ele me pilhava para tirar mais de mim, então, ele só me fez bem. Em alguns momentos, eu não tive discernimento para enxergar assim.

Siga no mundo do vôlei e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade aqui no Esportelândia:
- Zé Roberto convoca 6 jogadoras para os treinos da Seleção Brasileira e + 4 convidadas
- ”Bernardinho me cortou e ficou uma coisa mal resolvida. A relação ficou fria”
- Darlan bate o martelo e confirma novo time para a próxima temporada
- Bruninho sobre pior momento da carreira: “Foi um vazio. Perdi o chão e a paixão pelo vôlei”
- Thaísa sobre procedimentos estéticos: “Não escondo de ninguém, fiz minhas escolhas”