Na noite desta sexta-feira (28), o Gerdau Minas superou, de virada, o Dentil/Praia Clube por 3×1 pela última rodada do Campeonato Mineiro 2022. O clássico pão de queijo aconteceu na Arena Dentil em Uberlândia/MG. A maior pontuadora do jogo foi Peña com 21 acertos. Pelo lado praiano, Ariane e Kasiely anotaram 10 pontos.

Assista aos melhores momentos de Dentil/Praia Clube x Gerdau Minas

1º Set: reação mineira, mas a vitória é praiana

A partida começou com o time preto e amarelo impondo o seu jogo e abrindo 5×2 nas parciais contando, inclusive, com muitos erros cometidos pelas adversárias.

Mas após um ataque de Kisy, o Minas melhorou e a dianteira praiana foi diminuindo. Mas com Kasiely e Ariane, que não desperdiçavam os passes que recebiam, as Aurinegras voltaram a abrir vantagem. Com isso, Nicola Negro fez uma parada técnica.

Ao retornar, sua equipe conseguiu reagir e se aproximar no marcador. Ainda, o comandante mineiro colocou em quadra Larissa Brandão e Jacke na inversão e com sucesso. Além disso, Kisy e Peña estavam afiadas nos ataques e a diferença caiu para um ponto, com 24×23 para as praianas. Porém, no saque, um erro de posicionamento pelo Minas fechou o set em 25×23.

2ª Set: Peña e Tainara se destacam

Já na segunda etapa foram as mineiras que começaram melhor e abriram 7×2 com facilidade. Em seguida, a equipe comandada por Nicola Negro mantinha um ritmo forte, ampliando ainda mais a vantagem no marcador. Vendo isso, Paulo Coco fez uma parada técnica.

Ao retornarem, o treinador praiano colocou em quadra Anne, mas os problemas ainda continuavam acontecendo. Em seguida, foi pro jogo Lyara e Tainara na inversão e com sucesso.

As Aurinegras reagiram e a vantagem mineira foi diminuindo. Com o crescimento das adversárias, foi a vez de Nicola Negro parar o confronto. Ainda o comandante mineiro também realizou a inversão com as entradas de Jacke e Larissa Brandão.

Em seguida, o Dentil/Praia Clube conseguiu reagir e, com os ataques certeiros de Tainara, igualaram o marcador em 17×17. Mas, do outro lado da rede, Peña também se destacava neste quesito e, novamente, as mineiras abriram vantagem e fecharam o set em 25×21 após um ace de Thaisa, empatando o clássico em 1×1.

3º Set: Virada mineira

A terceira etapa começou com muitas disputas ponto a ponto, chegando a ficar 7×7 nas parciais. Mas, o Gerdau Minas começou a impor o seu jogo e abrindo vantagem no marcador. Com 11×7 para o lado azul e branco, Paulo Coco fez uma parada técnica.

Ao retornarem, sua equipe não melhorou e a dianteira mineira só aumentava. Buscando a virada, o treinador praiano fazia várias mudanças em sua equipe, mas sem sucesso. Ainda, suas comandadas cometiam muitos erros, crescendo a diferença no marcador.

Por outro lado, o time azul e branco mantinha o ritmo e após um ataque de Larissa Brandão, fechou o set em 25×15, virando o jogo em 2×1.

4º Set: Praia reage, mas o título é do Gerdau Minas

Para a quarta etapa, Paulo Coco realizou algumas mudanças em sua equipe com Kasiely e Taianara de ponteiras e Anne oposta. O jogo recomeçou muito disputado, chegando a ficar 6×6 nas parciais.

Em seguida, devido a uma reclamação pelo treinador mineiro Nicola Negro, após um pedido de desafio, o árbitro do jogo Delso Estrela apresentou um cartão amarelo e um vermelho juntos em sua mão, que resultou na expulsão do comandante da equipe de Belo Horizonte da partida.

No entanto, seu time manteve o ritmo e ampliava a vantagem no marcador. Buscando uma reação, Paulo Coco colocou no jogo Lyara e Anne na inversão com sucesso. A dianteira adversária foi diminuindo, chegando a ficar em dois pontos com 24×22. Mas, o Gerdau Minas conseguiu conter o crescimento da equipe Aurinegra e, após um ataque de Kisy, fechou o jogo em 25×22 e 3×1 no placar.

Dentil/Praia Clube e Gerdau Minas – E agora?

Com o resultado, o Gerdau Minas conquistou o seu 8º título mineiro. No entanto, o time comandado por Nicola Negro já entrará em quadra para enfrentar o Abel Moda Vôlei na terça-feira (1), às 19h, pela 1ª rodada da Superliga na Arena Unibh, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Por outro lado, o vice-campeão Dentil/Praia Clube encara o Brasilia Vôlei na segunda-feira (31) às 21h30, (ambos em horários de Brasília), no Sesi Taguantiga, na capital federal. Além disso, você fica por dentro de tudo do vôlei, aqui no Esportelândia.

Foto Destaque: Eliezer/Praia Clube