No segundo jogo do time de Brusque pela Superliga B de vôlei feminino, uma atleta de 85 anos deu o primeiro saque da partida contra Blumenau. Como a nova contratação da equipe catarinense, Dona Ruth recebeu essa função como homenagem. O feito ocorreu na última sexta-feira (4) e já é histórico.
?️ Dona Ruth Hoffmann, de 85 anos, é o novo reforço do Abel Moda Brusque para a Superliga B.
Uma das pioneiras do vôlei na cidade, se mantém jogando voleibol adaptado e será homenageada pela equipe no jogo dessa sexta (04/02). pic.twitter.com/d2YQyDyURw
— Portal Vôlei Brasil ??? (@portal_volei) January 31, 2022
O acontecimento na Superliga B
A saber, Moda Brusque Vôlei é um dos times que está participando da Superliga B Feminina. Na segunda-feira (31), a equipe contratou a dona Ruth Mosimann Hoffmann, de 85 anos. Em suma, a ideia é realizar uma homenagem para a atleta e tudo o que ela fez pelo voleibol brusquense. Então, ela recebeu a função de dar o primeiro saque da partida entre seu time e o Bluvôlei.
De fato, foi um grande sucesso. Com vibração da torcida e apoio das companheiras, a homenageada acertou o saque e iniciou o primeiro rally do jogo. Apesar disso, a equipe adversária levou a melhor nesse ponto e ela não pode ter continuidade no fundamento.
Vale ressaltar que esse episódio poderá entrar no Guinness Book, o livro dos recordes, como a jogadora mais velha atuante dentro de quadra.
Que emocionante, Moda Brusque Vôlei! Dona Ruth entrou em quadra aos 85 anos para fazer história.
?: Wilson Schmidt/TV Brusque#superligafeminina pic.twitter.com/Kz3m9UHctb
— Melhor do Volei (@MelhordoVolei) February 5, 2022
Quem é dona Ruth?
A saber, Ruth é uma atleta multicampeã. Em resumo, foram mais 10 títulos na competição por Brusque, o último, segundo ela, em 1972. Além disso, foi campeã universitária, participou de campeonatos brasileiros e chegou a ser convocada para seleção brasileira. Porém, na época, já estava grávida de seu primeiro filho.
Posteriormente, na década de 90, se tornou Comendadora do Esporte. Por certo, o título é para pessoas que ofereceram grandes serviços ao esporte. De fato, é o caso dela.
Após a partida, concedeu uma entrevista ao “Esportes SC”. Nela, Ruth fala do carinho da torcida, do desejo que sentia da família também estar vivenciando aquele momento, e da emoção que sentiu:
”Maravilhoso. Nunca tinha sentido uma emoção assim tão, como é que eu vou dizer, de satisfação, de alegria, de agradecimento por ter sido lembrada. Para num dia desses, prestigiar o voleibol de Busque”.
Foto destaque: Reprodução/ Daniel Mafra