Itambé Minas e Sada Cruzeiro fizeram o primeiro clássico no Campeonato Mineiro de Vôlei Masculino 2023/24. A competição, que começou a ser disputada no 2 de setembro, vai ter a grande final no dia 21 de outubro. A saber, o local da decisão ainda não foi definido.
O primeiro encontro entre as duas equipes pela atual temporada aconteceu na Arena UniBH, na última quarta-feira (27). O time comandado por Felipe Ferraz saiu vitorioso pelo placar 3 x 0. Após o jogo, o treinador falou sobre a evolução da equipe e sobre uma dor de cabeça enfrentada. Confira!
Sada Cruzeiro é equilibrado e ganha mais uma no Mineiro
O Itambé Minas foi o mandante do primeiro clássico da temporada 2023/24, mas foi o time comandado por Felipe Ferraz que saiu vitorioso. Em uma grande atuação, o Sada Cruzeiro anotou um 3 x 0, com parciais de 23/25, 20/25 e 23/25. O jogo foi marcado pelos equilíbrio, com bons saques e bloqueios, da equipe celeste.
A partida na Arena UniBH começou com os dois times alternando a pontuação, assim o primeiro set só foi decidido na reta final. Quando o placar apontou 20 x 20, o Sada Cruzeiro arrancou e fechou a parcial em 23 x 25, após um ponto de Wallace.
Nos dois sets seguintes, a equipe celeste aproveitou os erros dos mandantes e encaminhou o resultado positivo. Com um ataque veloz e bons fundamentos, o time de Felipe Ferraz abriu seis pontos de frente na segunda parcial e administrou o placar. Dessa maneira, finalizou o set com a vitória por 20 x 25.
A última etapa do jogo foi marcado por uma reação do Minas, mas o Sada Cruzeiro se manteve firme nas horas importantes. Desse modo, os visitantes abriram 8 x 15, e o Itambé Minas encostou no marcador, 22 x 23. Porém, o Sada Cruzeiro chegou ao match point depois de atacar bem, e com um erro no saque de Isaac fechou o marcador em 23 x 25.
O CLÁSSICO É NOSSO! Vitória do gigante!
O Sada Cruzeiro passa pelo Itambé Minas por 3 sets a 0 na casa do rival!
Última parcial: 25/23.VALEU, GUERREIROS! VALEU, NAÇÃO AZUL! pic.twitter.com/OjspsMiPLV
— Sada Cruzeiro (@sadacruzeiro) September 27, 2023
Felipe Ferraz e evolução do trabalho e estudos
Itambé Minas e Sada Cruzeiro foram os finalistas nas últimas 13 edições do Campeonato Mineiro. Assim também, recentemente também definiram a Copa do Brasil e a Superliga, marcando um domínio no cenário e muitos jogos.
Neste sentido, quando questionado pelo Esportelândia sobre como não fazer o jogo ser o mesmo e como surpreender os adversários, Felipe Ferraz falou da importância do aprimoramento todo o dia:
Acho que a gente procura sempre trabalhar, evoluir a cada ano, a cada dia, cada semana, falamos que precisamos ser um pouquinho melhor do que foi ontem e tem que ser melhor amanhã. Então, acho que a gente traz isso, essa essência para dentro de quadra, se isso acontecer durante os jogos, a gente está contente”.
Além disso, Felipe Ferraz contou como os estudos são importantes para essa evolução acontecer e ser visível. A saber, o comandante celeste é um amante e estudioso nato do vôlei, desde os tempos de atleta.
Ganhando ou perdendo, mas acontecendo a evolução, é lógico, a gente tem que dosar isso para saber o quanto estamos evoluindo. Eu acho que isso é interessante, por isso que os estudos eles são importantes, essas análises. E jogar contra o Minas é sempre também gostoso, é prazeroso e é um clássico, a gente tem que está sempre atento”.
Ver essa foto no Instagram
O segredo do domínio do Sada Cruzeiro
A equipe cruzeirense fez grandes campanhas nas últimas temporadas sempre chegando forte, inclusive ganhando a última Superliga. Mesmo com a pré-temporada, meses sem jogos, o Sada Cruzeiro voltou em grande forma as competições. Perguntado sobre o tema, o técnico apontou a estrutura e oferecida pelo clube como fundamental:
Acho que é tudo é do trabalho, as peças que a gente tem, a filosofia do nosso trabalho, um ambiente agradável, temos toda uma estrutura que é realmente invejável e dá todas as condições para que o atleta possa desempenhar o melhor. E eu tenho certeza que muitos ali também estão em busca de sonhos, de jogar Olimpíadas, nós temos três atletas que estão realmente representando a seleção, um cubano e dois na Seleção Brasileira.
Então, a gente acredita que cada um quer quer sempre um pouco mais e para jogar no Sada Cruzeiro precisa desse pouco mais, é um lugar que vem com cobrança, cada um tem suas responsabilidades, então foco muito nisso e chegando aqui eles conseguem entender o nosso trabalho”.
Ver essa foto no Instagram
Felipe Ferraz revela grande dor de cabeça
Como dito anteriormente, o Sada Cruzeiro está sem três de seus principais jogadores: Lopez, Lucão e Otávio, que estão com suas seleções. Porém, a equipe cruzeirense conseguiu manter o nível e técnico nas partidas até aqui.
Quando questionado sobre como vai ser para encaixar o time após o retorno dos três jogadores. Porque os atuais estão jogando muito bem, Felipe Ferraz brincou sobre ser uma boa dor de cabeça e mostrou uma confiança em todo o elenco:
Mas é uma dor de cabeça boa, natural, que isso faz parte. Eu acho que muito mais justo eles estarem representando os países deles, mas eles sabem que, claro, vai chegar, vai mostrar seu trabalho também, são três atletas que quando chegam, chegam para também buscar o espaço. Eles sabem que eles teoricamente são os titulares do time, mas tem que mostrar serviço, não é porque está na seleção e eu tenho certeza que eles vão vão voltar e vão fazer o melhor também”.
HOJE É DIA DE SADA CRUZEIRO! ?
? Sada Cruzeiro x JF Vôlei
? 29/09
? 20h
? Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos – Juiz de Fora /MG
? https://t.co/Ekxmhikaw1 pic.twitter.com/xVCVpsiOMo— Sada Cruzeiro (@sadacruzeiro) September 29, 2023
Foto destaque: Reprodução/Sada Cruzeiro Vôlei