As últimas décadas do vôlei nacional tiveram grandes jogadoras como Gabi Guimarães, Thaísa, Sheilla, Fofão, Jaqueline, entre outras. Das últimas cinco Olimpíadas, o time de Zé Roberto só não garantiu uma medalha em 2016.

A Seleção Brasileira feminina conquistou duas medalhas de ouro (2008 e 2012), uma prata (2020) e um bronze (2024). No entanto, para a ex-jogadora Juliana Saracuza, algumas dessas atletas não estão em sua seleção de todos os tempos do vôlei.

Juliana Saracuza esquece Fofão, Gabi Guimarães e Thaísa e monta sua seleção de melhores do vôlei

Em entrevista ao podcast do jornalista Alê Oliveira, a ex-jogadora Juliana Saracuza, que foi campeã mundial juvenil com a Seleção Brasileira, elegeu as melhores atletas da história do vôlei.

  • Fernanda Venturini – levantadora
  • Sheilla Castro – oposta
  • Carol Gattaz – central
  • Walewska – central
  • Jaqueline – ponteira
  • Fernanda Garay – ponteira
  • Fabi Alvim – líbero

Juliana Saracuza explicou suas escolhas.

Fernanda, é absurdo. Sheillinha. Carol Gattaz e Wal. As duas sempre foram as minhas referências de atleta, como eu treinei junto, sei como elas são no dia a dia e são generosas com a equipe. Elas são diferentes.

Jaque era absurdo, pode colocar a Jaque na outra ponta também? Fernanda Garay, ela é top também, é demais. Ela é diferente aquela menina. Líbero, a Fabi, ele é absurdo.

Juliana Saracuza

Campeã do Mundial Juvenil, Juliana Saracuza não conseguiu grandes títulos durante sua carreira. No entanto, a central teve uma longa carreira no vôlei nacional.

Saracuza atuou por mais de 10 temporadas em várias equipes da Superliga Feminina. A central deixou o vôlei profissional aos 29 anos para focar no seu curso de medicina.

Siga no mundo do vôlei e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade:

Thiago Felipe Camargo

Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.