O vôlei brasileiro masculino voltou com tudo neste meio de ano. A saber, o calendário da temporada 2023/24 está começando, assim a maioria dos campeonatos estaduais estão ocorrendo. Sendo assim, entre os dias 2 de setembro e 21 de outubro acontece o Campeonato Mineiro de Vôlei Masculino.

Nesta quarta-feira (27), o Itambé Minas enfrentou o Sada Cruzeiro no primeiro clássico da temporada. A equipe minastenista foi derrotada em casa, na Arena UniBH, pelo time celeste pelo placar de 3 x 0. Após a partida, Gui Novaes, técnico do Minas, conversou com o Esportelândia e exaltou alto nível do Campeonato Mineiro. Confira!

Minas perde o gás ao longo do jogo e é superado

O primeiro clássico da temporada 2023/24 teve mando de quadra do Itambé Minas. Porém, foram os visitantes que levaram a melhor. Em uma grande atuação, o Sada Cruzeiro anotou um 3 x 0, com parciais de 23/25, 20/25 e 23/25. A partida da equipe minastenista foi marcada por alguns erros e a perda de intensidade em alguns momentos.

A disputa na Arena UniBH começou muito acirrada, com as duas equipes trocando pontos, assim a primeira parcial só foi decidida na reta final. Após o placar apresentar um empate em 20 x 20, o Sada Cruzeiro arrancou e fechou a parcial em 23 x 25, depois de um ponto de Wallace.

Nos dois sets seguintes, o Minas perdeu um pouco da intensidade, mesmo buscando a reação em alguns momentos. Desse modo, o Cruzeiro aproveitou as oportunidades e triunfou no clássico. Com um ataque veloz, o time de Felipe Ferraz abriu seis pontos de frente no segundo set e administrou o placar, assim o triunfo foi por 20 x 25.

A última etapa do jogo foi marcado por uma reação do time minastenista, mas com um Cruzeiro sólido nas horas importantes. Desse modo, após os visitantes abrirem 8 x 15, o Itambé Minas encostou no marcador, 22 x 23. Porém, o Sada Cruzeiro chegou ao match point depois de atacar bem, e com um erro no saque de Isaac fechou o marcador em 23 x 25.

Gui Novaes feliz com o nível do Campeonato Mineiro

O torneio estadual marca a estreia de Gui Novaes no comando do time do Itambé Minas. Sendo assim, o treinador está implantando a sua ideia e modelo de jogo e adaptando as novas peças. E com o resultado de ontem, a equipe minastenista chegou ao terceiro revés em seis jogos.

Dessa maneira, quando questionado sobre a implementação de suas ideias, o comandante pontuou o tempo. Além disso, Gui Novaes exaltou a força e o nível de disputa do Campeonato Mineiro:

Bom, primeiramente, hoje o Campeonato Mineiro é uma mini Superliga, quase 50% das equipes aqui disputando o torneio. Já esperava um Campeonato duríssimo. Estou chegando agora, assim como eu, novos atletas, novos meninos da base do Minas compondo efetivamente o adulto. Então, nós estamos ainda num processo de construção, de adaptação, de sistema, de sistema de jogo, de ajuste de bola com o novo levantador. E esse processo é natural, leva tempo”.

Ainda sobre o começo e o desempenho na atual temporada, Gui Novaes apontou a grandeza do Minas e a fórmula para evolução sendo o trabalho e a confiança:

A gente naturalmente está pagando esse preço nesse início. Sabemos da responsabilidade da grandeza que é o Itambé Minas, a fórmula é simples, trabalho e mais trabalho. E assim está sendo feito diariamente, continuar focado, muito confiante, com o desenvolvimento da equipe, hoje nós já apresentamos melhoras do início do campeonato para a sequência. Eu tenho certeza que a equipe a cada dia vai se portar melhor”.

A próxima partida do Itambé Minas

O jogo contra o Sada Cruzeiro foi o sexto compromisso do time minastenista no Campeonato Mineiro de Vôlei. Como dito anteriormente, a trajetória do Minas conta com três vitórias e o mesmo número de derrotas.

Dessa maneira, o próximo compromisso da equipe de Gui Novaes no Campeonato Mineiro é no domingo (1). No primeiro dia de outubro, o Itambé Minas vai visitar Montes Claros, no Norte de Minas, onde vai encarar o Montes Claros América, às 14h. 

Foto destaque: Hedgard Moraes/MTC