Pelas semifinais do Campeonato Mundial Feminino de Vôlei 2022, em um jogo com muitas disputas, o Brasil venceu a Itália por 3 x 1, na tarde dessa quinta-feira (13). O duelo aconteceu na cidade holandesa de Apeldoorn. A oposta Paola Egunu, foi a maior pontuadora do jogo com 30 acertos. Pelo lado brasileiro, Gabi marcou 20 pontos.

Assista aos melhores momentos de Itália x Brasil

1º Set: Muitas disputas e vitória brasileira

O duelo começou equilibrado em alguns momentos, os dois times revezaram na liderança do placar, que chegou a ficar em 22×22, com destaque para os ataques certeiros de Paola Egunu pela Azzurra, também, de Lorene pelo lado brasileiro.

O confronto contou com muitas disputas ao longo de todo o set. Porém, a equipe comandada por José Roberto Guimarães conseguiu tomar a dianteira nas parciais e abrir vantagem no final. Com isso, o Brasil fechou a primeira etapa em 25×23.

2º Set: Virada e vitória da Azzurra

A segunda etapa começou com as duas equipes pontuando com bloqueios, Lorene pelo lado verde e amarelo, e Anna Danesi pelas italianas. Em seguida, o equilíbrio esteve presente mais uma vez no duelo, que chegou a ficar 9×9.

Porém, as brasileiras impuseram o seu jogo e abriram vantagem, mas, não demorou para a Azzurra responder e igualar o placar, agora em 15×15. Já as comandadas por José Roberto Guimarães buscavam a frente nas parciais e, com isso, o duelo ficou brigado ponto a ponto.

No entanto, o time de Davide Mazzanti manteve o ritmo e após um ataque certeiro de Fatime Sylla, fechou a segunda etapa em 25×22, assim, empatando o confronto.

3º Set: Reação italiana, mas a vitória é verde e amarela

Assim como os sets anteriores, o equilíbrio esteve presente novamente, chegando a ficar 4×4 nas parciais. Mas, com Gabi, que não desperdiçava os passes que recebia, as brasileiras tomaram a liderança e abriram vantagem no placar.

Porém, as italianas, com Paola Egunu e Fatime Sylla, afiadas nos ataques, conseguiram reagir e, já no final do set, igualaram o marcador em 24×24. Porém, a equipe canarinho se impôs e fechou a terceira etapa em 26×24.

4º Set: Brasil contém a reação italiana e vai para a final

A quarta etapa começou com as brasileiras melhores, abrindo 4×0 nas parciais, sendo três deles de bloqueios consecutivos de Carol e o outro após um ataque para fora de Elena Pietrini. Rapidamente, Davide Mazzanti fez seu pedido técnico.

Ao retornarem, suas comandadas não melhoraram e a dianteira verde e amarela só aumentava, principalmente, com GabiCarol que não desperdiçavam os passes recebidos.

Mas, o treinador italiano buscava a reação e colocou em quadra Ofélia Malinov, com isso, sua equipe melhorou e, assim, conseguindo diminuir a vantagem brasileira aproveitando, também, erros defensivos cometidos pelo time sulamericano.

Porém, o time verde e amarelo se reorganizou novamente e, com um bloqueio de Carol, o Brasil fechou o jogo em 25×19 e 3×1 no placar.

Itália e Brasil – E agora?

Com o resultado, o Brasil avançou para a final do Mundial de Vôlei Feminino 2022. A equipe comandada por José Roberto Guimarães enfrentará a Sérvia no sábado (15), às 15h. Já a Itália, disputará o terceiro lugar do torneio com os Estados Unidos às 11h (ambos horários de Brasília). Os confrontos acontecerão em Apeldoorn, na Holanda.

Foto Destaque: Divulgação/FIVB

 

Avatar de Celso Chiavelli
Autor Celso Chiavelli

Tenho 32 anos e sou formado em jornalismo desde 2018. Desde pequeno eu amo esportes, natação, vôlei e vários outros. Acordava de madrugada para ver as olimpíadas de Sidney em 2000 e Pequim 2008. Não perdia nenhuma corrida de F1 e Indy. Meu sonho é cobrir em loco as Olimpíadas e a Fórmula 1 e me tornar a inspiração para outros profissionais de comunicação, assim como os meus ídolos do jornalismo são para mim.