Na segunda fase do Campeonato Mundial Feminino de Vôlei 2022, a Itália conquistou outra vitória, desta vez vindo de trás para derrotar o Japão por 3 sets a 1. O confronto ocorreu na Ahoy Rotterdam, na Holanda, na última quarta-feira (5).

Destaque para as maiores pontuadoras do embate: Paola Egonu, com 26 pontos pela Itália, e, pelo lado asiático, Inoue com 15 pontos e Ishikawa com 14 pontos. Ambas as equipes integram o Grupo E.

Assista aos destaques do jogo entre Itália e Japão.

1º set: Japão começa com bom saque e sai na frente

O Japão conquistou vantagem no início, com um ataque de Ishikawa. No entanto, a oposta Paola Egonu igualou o jogo. Assim, a disputa se manteve equilibrada, chegando a 11 x 11 no placar. O time nipônico abriu uma diferença de três pontos, levando o técnico Davide Mazzanti a interromper o jogo. No entanto, a vantagem persistiu. O grupo japonês chegou a 19 x 15. O técnico italiano tentou um segundo pedido de tempo, mas sem sucesso. Diante disso, a equipe europeia utilizou todas as substituições possíveis, incluindo a entrada da central Lubian no lugar da titular Danesi. Com um erro de saque da ponteira Caterina Bosetti, o Japão fechou o primeiro set em 25 x 20.

2º Set: Reação italiana

De maneira semelhante ao set anterior, a equipe japonesa abriu 8 x 5 no placar, levando o técnico italiano a parar o jogo. Desta vez, a pausa surtiu efeito e o time europeu reverteu a desvantagem de três pontos diante do time nipônico. Apesar da reação do Japão na metade da parcial, a Itália manteve a vantagem com o retorno de Lubian ao saque. O técnico Masayoshi Manabe parou o jogo pela primeira vez. Apesar da vantagem construída pelas italianas, o Japão tentou reagir no final do set, mas a Itália fechou a segunda etapa em 25 x 20, mantendo o equilíbrio no jogo.

3º Set: Itália assume o controle

Diferentemente das parciais anteriores, a Itália começou liderando o terceiro set, alcançando 4 x 0 no marcador. A comissão técnica asiática interrompeu o jogo. A equipe italiana ampliou a vantagem, chegando a 11 x 3 no placar. Ainda no início do set, o técnico Masayoshi Manabe usou seu segundo tempo, mas sem sucesso. A Itália fechou avassaladoramente a terceira etapa em 25 x 14, revertendo a situação do jogo.

4º Set: Japão surpreende, mas Itália fecha o jogo

De forma semelhante à etapa anterior, a Seleção Italiana começou com vantagem, abrindo 2 x 0, mas logo o set voltou a ficar equilibrado, chegando a ficar empatado em 7 x 7. No entanto, a Itália se destacou, ampliando a vantagem para 13 x 7. Apesar de uma tentativa de reação do Japão, a Itália consolidou seu domínio e ampliou a vantagem para 25 x 15, encerrando a partida após um ataque de Cristina Chirichella.

Itália x Japão – Próximos passos

Com essa vitória, a Itália mantém a liderança no Grupo E do Campeonato Mundial de Voleibol Feminino 2022. Sendo assim, a equipe de Davide Mazzanti enfrentará a Argentina na próxima rodada. Por outro lado, o Japão terá Porto Rico como adversário no próximo duelo.

As partidas estão programadas para sexta-feira (7). Dessa forma, as equipes retornarão à quadra às 9h15 e 12h15, respectivamente, no horário de Brasília.

Foto Destaque: Divulgação/FIVB

Avatar de Alice Tamashiro
Autor Alice Tamashiro

Repórter do Esportelândia desde 2024. Formada em arbitragem pela Federação Paulista de Voleibol. Fundadora e administradora da página Passe Na Mão, uma das maiores referência de voleibol feminino do país.