Em partida válida pela quinta rodada da Liga das Nações (VNL), Japão e República Dominicana se enfrentaram na noite desse sábado (4). Após o Japão largar na frente, a seleção caribenha iguala o placar em sets. Porém, logo as japonesas cresceram novamente e venceram por 3 x 1.
1º set: Domínio do Japão
Inicialmente, a partida se manteve ponto a ponto. Ambos os times seguem com bom ritmo de jogo e troca de pontos até o Japão abrir uma pequena vantagem em 15 x 11. Assim, uma das jogadoras japonesas que contribuíram bastante para aumentar essa distância no placar foi Koga. A saber, na passagem da ponteira pela rede, a seleção asiática chegou a 17 x 12.
Vale ressaltar que a República Dominicana ainda buscou uma reação. Porém, cometeram muitos erros de saque. Inclusive, o último ponto foi de uma falta nesse fundamento.
2º set: Destaque para a Peña
Igualmente ao primeiro set, este segundo começou com bastante equilíbrio. Porém, vale destacar a dominicana Peña. A jogadora atacou 3 bolas fortíssimas na diagonal e ainda fez um ace, que – inclusive – foi o primeiro ponto de saque do jogo.
Dessa vez, a crescente foi da República Dominicana. Começaram a construir melhor o passe, utilizar as centrais, e Peña continuou assistindo efetivamente até no fundo de quadra. Assim, abriram 17 x 10. Jineiry Martinez e Gonzalez também tiveram uma crescente na atuação.
Vale ressaltar a efetividade do bloqueio dominicano. Até este segundo set, foram 8 pontos. Enquanto isso, apenas 2 da seleção japonesa.
Na questão de contra ataque, Japão retomou uma característica própria do time: as bolas rápidas pelo fundo meio. De fato, conseguiram recuperar bastante no placar. Porém, não foi o suficiente para evitar a vitória da República Dominicana nessa segunda parcial. A seleção caribenha fechou em 25 x 20.
3º set: Longos rallys
Apesar de uma dificuldade na recepção no início desse terceiro set, a República Dominicana conseguiu reestruturar o fundamento. Nessa parcial, os rallys foram mais longos e com alto nível técnico.
Apesar disso, com Hayashi no saque, a passagem dominicana travou. Foi uma sequência de mais de 5 pontos seguidos do Japão. Enfim conseguiram rodar e Peña entrou na rede. Em atuação impecável, a ponteira mudou completamente o rumo do jogo, igualando o placar.
A saber, os longos rallys voltaram no final do set. No entanto, as japonesas levaram a melhor por 25 x 21.
4º set: Tranquilidade para o Japão
Diferentemente dos sets até aqui, este iniciou com uma esmagadora vantagem japonesa: 14 x 3. Inoue e Koga seguem como destaque na seleção asiática, juntamente com a libero Kojima.
O time caribenho não se encontrou em quadra neste quarto set. Desse modo, a distância japonesa só aumentou. Assim, Japão fechou em 25 x 10.
Japão e Alemanha – E agora?
Por certo, Japão já tem o próximo confronto neste domingo (5). As japonesas enfrentarão os Estados Unidos às 17h. Por outro lado, a República Dominicana só entrará em quadra novamente na próxima fase. A saber, enfrentarão a Coreia do Sul no próximo dia 15 de junho, às 18h. Ambos no horário de Brasília.
Foto destaque: Reprodução/ Web Volei