A Olímpiada de Paris está chegando, assim o Pré-olímpico de Vôlei está ocorrendo nesta semana. A saber, o torneio vai classificar seis equipes para se juntar a França, único time garantido em Paris 2024.
Sendo assim, neste sábado (16), o Brasil começou sua caminhada em busca da classificação para a principal competição esportiva do mundo com vitória. Logo após a partida contra a Argentina, Kisy, oposta do Brasil, opinou sobre o desempenho da equipe na partida e apontou alguns erros. Confira!
O Pré-Olímpico 2023 e o Brasil na competição
A Olímpiada de Paris 2024 vai contar com 12 seleções disputando a medalha de ouro do evento. O modo de distribuição das vagas são: o país sede, a França, já possui vaga garantida, seis equipes se classificarão pelo Pré-olímpico e cinco através do ranking da Federação Mundial de Vôlei (FIVB).
Sendo assim, entre os dias 16 e 24 de setembro deste ano, acontece o Torneio Pré-Olímpico de Voleibol Feminino de 2023. O formato de disputa da competição é simples: as 24 seleções são divididas em três grupos de oito e jogam entre si. As duas seleções que melhor pontuar em cada grupo vai para Paris 2024.
O Pré-olímpico vai ser jogado em três países diferentes: China, Japão e Polônia. As seleções que estão no Grupo A são: China, Sérvia, República Dominicana, Países Baixos, Canadá, República Tcheca, México e Ucrânia, que jogarão na China. Já a Polônia sedia o Grupo C e integra ele com Itália, Estados Unidos, Alemanha, Tailândia, Colômbia, Coreia do Sul e Eslovênia.
O Brasil compõe o grupo B do Pré-olímpico de Vôlei feminino, com sede em Kyoto, no Japão. Além das duas equipes o grupo conta com: Argentina, Peru, Porto Rico, Turquia, Bélgica e Bulgária. As cinco vagas restantes serão determinadas através do ranking da FIVB em junho de 2024.
Seleção feminina já em quadra e no aquecimento para o duelo com a Argentina ?? pelo Pré-Olímpico! Tá chegando a hora! Vamos! ???? pic.twitter.com/PnKLqZhNJo
— CBV (@volei) September 16, 2023
Brasil domina Argentina e começa bem o Pré-Olímpico
A seleção brasileira era a favorita para ganhar o duelo, visto que derrotou a Argentina no mês passado pelo Sul-Americano. Na ocasião, o Brasil triunfou por 3 x 0 e posteriormente ganhou o torneio de maneira invicta. Neste sábado (16), a equipe comandada por José Roberto Guimarães, voltou a derrotar as rivais por 3 x 0, com parciais de 25/17, 25/20 e 25/22. O jogo marcou a estreia das duas seleções no Pré-olímpico 2023.
O reencontro entre Brasil e Argentina foi marcado pelo domínio da seleção verde e amarela com seus poderosos ataques. Além disso, souberam crescer no momento que as adversárias tentaram sobressair nas duas últimas parciais. A seleção brasileira fez 50 pontos de ataque contra 30 da albiceleste. Os bloqueios ficaram 9 x 9, já no erros foram 18 x 14 para a Argentina.
O primeiro set começou com uma troca de pontos entre as equipes, mas rapidamente o Brasil abriu vantagem, 12 x 7. Em seguida, o Brasil aumentou a diferença para oito pontos, vantagem mantida até fecharem a parcial em 25/17. Na segunda etapa da partida, a Argentina cresceu na reta final do set e tirou uma desvantagem de oito pontos para cinco. Desse modo, saíram de 21 x 12 para 25 x 20.
A última parcial foi a mais equilibrada do jogo, sendo decidida apenas na reta final, depois de muita emoção. Assim, as duas equipes foram trocando pontos até o 22 x 22, a partir daí Gabi Guimarães e o Brasil cresceram, a seleção anotou três pontos seguidos para fechar o jogo.
ESTREIA COM VITÓRIA! ???
A seleção brasileira de vôlei feminina estreou no pré-olímpico com vitoria após vencer a Argentina
?? 3 x 0 ??
(25×17, 25×20 e 25×22)Na madrugada deste domingo, 17, o Brasil enfrenta o Peru ??
?: @volleyballworld pic.twitter.com/HRPRFhUgNu
— Time Brasil (@timebrasil) September 16, 2023
Kisy e a adaptação ao ginásio e ao time rival
A oposta do Brasil foi o grande destaque no jogo, a jogadora do Minas anotou 18 pontos, 15 de ataque e três de bloqueio, sendo a maior pontuadora geral. Após a partida, quando questionada pelo SporTV, Kisy falou sobre como não deixar o favoritismo pesar. Além disso, pontuou o que falta de adaptação as mudanças das rivais no terceiro set:
Na verdade a gente sabia que o adversário não seria fácil, viemos do jogo do Sul-Americano. Então, nos estudamos, conhecemos, logo não pensamos nesse favoritismo. Faltou a adaptação rápida do time independente se troca ou não, demoramos um pouquinho pra ter isso assim”.
Sobre a adaptação ao ginásio de jogo, Kisy abriu o jogo sobre a iluminação e o costume com ela, que vem com o tempo a partir de treinos e jogos no Pré-olímpico:
Ontem ainda foi um pouquinho estranho. Porque tem toda questão da luz, que a gente tem então, eu acho que a gente vai ganhando isso com os treinos uns dias, mas é bem estranho se adequar ao espaço”.
As próximas partidas do Brasil no Pré-Olímpico de Vôlei
A vitória da seleção brasileira feminina de vôlei sobre a Argentina marcou o inicio da caminhada no Pré-Olímpico. O torneio concede seis vagas para as Olímpiadas de Paris 2024. A formula de disputa é simples: as oito equipes do grupo jogam entre si uma vez, as duas seleções que mais pontuarem garantem a vaga.
Os próximo desafios do Brasil no grupo B do Pré-olímpico de Vôlei feminino são: o Peru, no dia 17, Bulgária, no dia 19, Porto Rico, no dia 20, Turquia, no dia 22, Bélgica, no dia 23, todos às 4h (horário de Brasília). A última partida é contra o Japão, no dia 24, às 7h (horário de Brasília).