Nesta sexta-feira (1), o Brasil conquistou uma vitória por 3×0 sobre a Bulgária durante a terceira semana da Liga das Nações 2022. O palco da partida foi a Arena Armeec em Sofia, Bulgária.

Gabi se destacou como a maior pontuadora do confronto, acumulando 12 pontos, enquanto Dimitrova foi a principal pontuadora pelo lado búlgaro, com 9 pontos.

1º Set: Virada brasileira

O confronto começou bastante disputado, com as equipes empatando em 9×9. No entanto, após um ataque de Todorova, as anfitriãs conseguiram assumir a liderança no placar e abrir vantagem. As brasileiras responderam e igualaram novamente, desta vez em 13×13.

Com o apoio da torcida, as búlgaras mantiveram a pressão e retomaram a dianteira. Diante dessa situação, José Roberto Guimarães chamou sua equipe para a parada técnica, resultando em sucesso. Após o intervalo, as comandadas reagiram e, com um bloqueio de Carol, viraram o jogo para 19×18. A partir daí, o time verde e amarelo não perdeu o ritmo e fechou o set em 25×21, graças a um ataque de Julia Kudiess.

2º Set: Bulgária reage, mas a vitória é brasileira

O segundo set iniciou com as brasileiras impondo seu jogo e abrindo uma vantagem de 4×1 no placar. Entretanto, com Paskova se destacando, as anfitriãs reagiram e empataram em 5×5 após pontos de Yordanova e um ataque para fora de Pri Daroit.

Logo depois, as anfitriãs conseguiram a virada com um ace de Dimitrova. O jogo continuou equilibrado, mas as comandadas de José Roberto Guimarães conseguiram retomar a liderança após um saque na rede de Paskova.

O Brasil manteve a intensidade e a diferença no placar só cresceu. Ao perceber a vantagem brasileira, o técnico Lorenzo Micelli fez mudanças na equipe búlgara, mas o Brasil administrou a vantagem, fechando o 2º set em 25×20 após um ataque certeiro de Julia Kudiess.

3º Set: Gabi e Julia Bergmann brilham

No terceiro set, o Brasil continuou ditando o ritmo do jogo e abriu uma vantagem de 4×0. O técnico búlgaro, Lorenzo Micelli, interveio com uma parada técnica. Após o intervalo, sua equipe melhorou e, com Todorova e Yordanova, começou a reduzir a diferença, chegando a 5×3.

No entanto, as brasileiras mantiveram o controle e ampliaram a vantagem, destacando-se Gabi e Julia Bergmann, afiadas nos ataques. Mesmo com as mudanças de Micelli, inserindo Marinova e Saykova, a reação búlgara não foi suficiente. O Brasil continuou impondo seu jogo e fechou o set em 25×17, novamente com um ataque certeiro de Julia Kudiess.

Brasil e Bulgária – E agora?

Com o resultado, o Brasil conquistou a 2ª posição na tabela. A equipe dirigida por José Roberto Guimarães terá outro desafio neste sábado (2), às 10h30, contra a Tailândia, pela 3ª semana da Liga das Nações 2022.

No mesmo dia, as búlgaras, que ocupam o 13º lugar, entrarão em quadra às 14h para enfrentar a Itália. Ambos os jogos ocorrerão na Arena Armeec em Sofia, Bulgária, respeitando os horários de Brasília.

Celso Chiavelli

Tenho 32 anos e sou formado em jornalismo desde 2018. Desde pequeno eu amo esportes, natação, vôlei e vários outros. Acordava de madrugada para ver as olimpíadas de Sidney em 2000 e Pequim 2008. Não perdia nenhuma corrida de F1 e Indy. Meu sonho é cobrir em loco as Olimpíadas e a Fórmula 1 e me tornar a inspiração para outros profissionais de comunicação, assim como os meus ídolos do jornalismo são para mim.