Antes de mais nada, pelas quartas de final da Liga das Nações de Vôlei Feminino 2022, Sérvia vence os Estados Unidos, tricampeões, por 3 x2 e avançam às semifinais. Desse modo, teremos campeão inédito nessa edição. Assim, a partida aconteceu nesta quarta-feira (13), na Ankara Sports Hall em Ankara na Turquia.

Por fim, as maiores pontuadoras do confronto foram, pelos EUA, Kelsey Robinson com 21 acertos e, pelo lado europeu, Sarah Lozo anotou 22 pontos.

Assista aos melhores momentos de EUA x Sérvia

1º set: Novidades na escalação sérvia, confunde os EUA

Em primeiro lugar, o técnico Danielle Santarelli surpreendeu com sua escalação. Diante disso, começou a partida com Drca e Lozo, no lugar de Mirkovic e Busa. O que confundiu o bloqueio norte-americano. Dessa maneira, o duelo iniciou bastante equilibrado chegando a ficar 10 x 10 no placar. Porém, as sérvias chegaram na primeira parada técnica à frente do placar, Assim, o grupo europeu dominou desde então e abriu vantagem de 18 x 15.

Por sua vez, time campeão olímpico não se entregava. Diante disso, Karch Kilary usou todas as peças possíveis. Com a volta de Poulter e Thompson para a quadra, a diferença caiu para um ponto. Além disso, Sarah Parsons entrou para sacar. Dessa maneira, em erro de ataque da oposta Ana Bjelica, os Estados Unidos viraram no placar. Assim, o comandante europeu gastou seu pedido de tempo.

Como era esperado, a parcial permaneceu equilibrada até o fim. Com as equipes se alternando na liderança do placar. Desse modo, com 23 x 22 contra, o técnico norte-americano também solicitou o tempo que tem direito. Por fim, com ponto de bloqueio da oposta Ana Bjelica, a Sérvia fechou a 1ª etapa em 29 x 27.

2º Set: Sérvia amplia a vantagem

Assim como a etapa anterior, a parcial iniciou com muito equilíbrio e chegou a estar 11 x 11 no placar. No entanto, as sérvias começaram a se impor e abriram 19 x 16. Rapidamente, Karch Kilary precisou usar seu pedido de tempo e fez mudanças na equipe. Assim, colocou a ponteira Frantti no lugar de Plummer e Drews na posição de Thompson. Dessa maneira, os EUA reagiram e igualaram o marcador em 22 x 22.

Porém, pelo lado da Sérvia, além da troca simples de levantadoras feita pelo técnico. Danielle Santarelli solicitou o desafio de toque no bloqueio, em uma marcação de bola fora, e garantiu o set point para a equipe. Assim, após erro de saque de Kelsey Robinson, o time europeu fechou a etapa em 25 x 23.

3º Set: Reação e vitória americana

De antemão, os EUA iniciaram com o time que terminou a parcial anterior. Dessa forma, foram as norte-americanas que começaram melhor, abrindo com facilidade 11 x 7 no placar. Além disso, o sistema de saque e bloqueio da equipe começou a ser efetivo. Diante disso, o comandante da Sérvia foi obrigado a pedir o tempo técnico.

Em seguida, Danielle Santarelli fez a inversão do 5 x 1 com Mihajlovic e Mirkovic. Além disso, Lazovic entrou no lugar de Milenkovic. No entanto, com Frantti e Drews em quadra pelo lado estadunidense, o side-out funcionava melhor. O número de bloqueio também fez diferença. Por fim, após erro de saque da central Aleksic, os EUA fecharam o set em 25 x 20.

4º Set: Os EUA empatam a partida

Logo no segundo ponto, os EUA perderam um desafio. Diante disso, a Sérvia abriu 2 x 0, mas logo o set voltou a ficar equilibrado. Dessa maneira, após erro da arbitragem, os Estados Unidos chegaram liderando o placar na parada técnica. Assim, as americanas continuaram colocando seu ritmo de jogo, especialmente, com os ataques certeiros de FranttiRobinson e Drews.

Pelo lado europeu, as jogadoras esboçavam uma reação com LozoMihajlovic e Bjelica. Além dos bloqueios com Aleksic e Stavanovic. No entanto, não conseguiam encostar no placar. Com isso, o time campeão olímpico fechou o set em 25 x 20, após um ataque da capitã Kelsey Robinson.

5º Set: No sufoco, Sérvia elimina o único campeão da VNL

Em suma, as norte-americanas iniciaram abrindo 2 x 0. No entanto, com passe na mão, a Sérvia logo empatou. E a virada aconteceu no bloqueio da seleção Campeã Mundial. Dessa maneira, a equipe impôs seu ritmo de jogo e abriu 6 x 3 no marcador. Assim, Karch Kilary foi obrigado a parar a partida. Mas não obteve sucesso.

Já na metade da parcial, com números excessivos de erros do time e um possível crescimento dos EUA, Danielle Santarelli, fez a inversão do 5 x 1, colocando Mihajlovic e Mirkovic em quadra. Assim, recuperou a posse de bola e continuou na liderança do placar. Além disso, Lazovic fez bela passagem pelo saque.

No entanto, na reta final da partida, as americanas cresceram e diminuíram a vantagem para apenas dois pontos. Dessa maneira, o comandante da europeu foi obrigado a parar o jogo. Vale ressaltar que no tempo técnico conversou exclusivamente com sua levantadora, Drca. Por fim, apesar do sufoco, após erro no ataque de Kelsey Robinson, a Sérvia fechou a parcial em 15 x 13. Assim, garantiu a inédita vaga na semifinal da Liga das Nações.

EUA x Sérvia – E agora?

Em suma, com a vitória, a Sérvia avança à semifinal da Liga das Nações 2022. Desse modo, o time comandado por Danielle Santarelli enfrenta a Seleção Brasileira no próximo sábado (16). Confronto marcado para às 9h (horário de Brasília). Por outro lado, as norte-americanas se despedem da competição.

Foto Destaque: Divulgação/CBV