Antes de mais nada, pelas quartas de final da Liga das Nações de Vôlei Feminino 2022, Itália vence a China, por 3 x 1 e avança às semifinais. Assim, a partida aconteceu nesta quinta-feira (14), na Ankara Sports Hall em Ankara na Turquia. Por fim, as maiores pontuadoras do confronto foram, pela Itália, Paola Egonu com 36 acertos e, pelo lado asiático, Xiangyu Gong anotou 20 pontos.

Assista aos melhores momentos de Itália x China

1º set: Egonu e Cia largam na frente

Em primeiro lugar, o técnico Davide Mazanti teve dificuldades para acertar o time. Diante disso, a partida começou com a China abrindo seis pontos de vantagem. Com péssima atuação da capitã italiana, Sylla. Além disso, Paola Egonu abusava dos erros. No entanto, logo a oposta entrou no jogo. Assim, foi o principal destaque da reação da equipe.

Por sua vez, time campeão olímpico em 2016 não se intimidava. Diante disso, devido a marcação pesada em cima da ponteira Li, quem se destacou foi a oposta Gong. Como era esperado, com grande atuação de Egonu, o grupo europeu foi crescendo na reta final da parcial. Por fim, a Itália fechou a 1ª etapa em 25 x 22.

2º Set: Itália amplia a vantagem

Diferente da etapa anterior, a parcial iniciou com bastante equilíbrio. Assim, as equipes chegaram a ter 11 x 11 no marcador. No entanto, com a ida de Paola Egonu para o saque e muitos erros das jogadoras chinesas, a equipe italiana disparou no placar.

Rapidamente, o técnico chinês precisou usar seu pedido de tempo e fez mudanças na equipe. Porém, não teve sucesso. Assim, após ataque da capitã Sylla, o time europeu fechou a etapa em 25 x 19.

3º Set: Reação e vitória chinesa

De antemão, a China iniciou abrindo 3 x 0 no placar. Em bela atuação da oposta chinesa, Gong. Dessa forma, Davide Mazantti foi obrigado a parar o jogo. Assim, a Itália encostou no placar. No entanto, logo a equipe asiática disparou e chegou a parada técnica com seis pontos de vantagem. Diante disso, além do grande destaque de Paola Egonu, o comandante italiano usou todas as peças possíveis. Colocando Pietrini, Malinov e Lubian em quadra.

Assim, na sequência de saque de Caterina Bosetti, a diferença caiu para um ponto. Além disso, Cristina Chirichella voltou para o jogo. Por fim, com a ida de Pietrini para o serviço, a partida ficou empatada em 24 x 24. No entanto, no ataque de Li, a China fechou a parcial em 26 x 24.

4º Set: No sufoco, Itália fecha a partida

Em suma, o técnico italiano iniciou a etapa com sua levantadora titular: Alessia Orro. Além disso, a ponteira Pietrini permaneceu em quadra no lugar da capitã Sylla. No entanto, logo Malinov retornou à quadra. Dessa maneira, diferente das parciais anteriores, o início foi mais equilibrado. Pelo lado chinês, Gong seguiu sendo a principal força.

O set permaneceu com bastante equilíbrio até a reta final. Assim, chegou a estar empatado em 20 x 20. No entanto, após ataque da central Danesi e grande destaque da ponteira Bosetti no bloqueio e na virada de bola, a Itália abriu vantagem. Com isso, o time campeão europeu fechou o set em 25 x 22, com ponto de Paola Egonu.

Itália x China – E agora?

Em suma, com a vitória, a Itália avança à semifinal da Liga das Nações 2022. Assim, volta à quadra no próximo sábado (16). Desse modo, o time comandado por Davide Mazantti aguarda a definição de seu adversário no jogo de Turquia x Tailândia. Por outro lado, as chinesas se despedem da competição.

Foto Destaque: Divulgação/FIVB