O Maracanãzinho foi escolhido como uma das sedes para o Pré-olímpico de Vôlei Masculino, um torneio determinante que oferece seis vagas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Este evento crucial ocorre entre 30 de setembro e oito de outubro. Vale destacar que a seleção brasileira feminina já assegurou sua vaga nesse grande evento poliesportivo.

Nesse contexto, a equipe masculina está determinada a garantir sua passagem para a França. Lucão é um dos jogadores que estão desempenhando um papel fundamental nas duas vitórias conquistadas pelo Brasil até o momento nesse torneio. O central compartilhou sua felicidade em jogar no ginásio, que ele descreve como um verdadeiro templo do esporte. Fique por dentro!

O Pré-Olímpico Masculino 2023 e o caminho do Brasil

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 terão a participação de 12 seleções competindo pela medalha de ouro. As vagas serão distribuídas da seguinte forma: o país anfitrião, a França, já está garantido, seis equipes se qualificarão por meio do Pré-olímpico e cinco serão determinadas pelo ranking da Federação Mundial de Vôlei (FIVB).

Conforme mencionado anteriormente, o Pré-Olímpico de Voleibol Masculino de 2023 acontecerá entre 30 de setembro e oito de outubro. O formato da competição é simples: as 24 seleções são divididas em três grupos de oito e jogarão entre si. As duas seleções com melhor pontuação de cada grupo garantirão vaga em Paris 2024.

O Pré-olímpico será realizado em três países distintos: Brasil, Japão e China. As equipes do Grupo A incluem Brasil, Itália, Irã, Cuba, Ucrânia, Alemanha, Catar e República Tcheca, com sede no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.

O Grupo B terá sua sede em Tóquio, Japão, e contará com a presença dos Estados Unidos, Eslovênia, Sérvia, Turquia, Tunísia, Egito e Finlândia, além da seleção da casa. Já o Grupo C terá sua sede na cidade de Xian, na China, com participação das equipes da China, Polônia, Argentina, Países Baixos, Canadá, México, Bélgica e Bulgária.

Lucão e a relação com o Maracanãzinho

O Brasil almeja sua quarta medalha de ouro na história das Olimpíadas, com as conquistas anteriores ocorrendo em 1992, 2004 e 2016. Notavelmente, a última medalha de ouro foi alcançada no Maracanãzinho, atual sede do Pré-olímpico de Vôlei Masculino.

Assim, o emblemático palco do vôlei brasileiro pode marcar o início da jornada em direção a Paris 2024, e consequentemente, a busca pelo quarto ouro nos Jogos. Quase oito anos após, um dos atletas presentes naquela memorável conquista é o central Lucão.

Diante desse contexto, o repórter Nicollas Rodrigues indagou ao medalhista Olímpico como ele se sentia ao retornar para jogar no ginásio. Lucão rememorou as alegrias e expressou que o local é verdadeiramente a casa do vôlei.

O Maracanãzinho só me traz lembranças boas. Eu joguei aqui na época do RJX também, então a gente conquistou o título da Superliga aqui dentro, tive título com a Cimed aqui dentro também. Então, eu só tenho lembranças boas aqui dentro do Maracanãzinho. É uma casa para o voleibol em si”.

Lucão se rende a torcida brasileira

Lucão é um dos jogadores que vivenciou a conquista do ouro em 2016, ao lado de Bruninho e Lucarelli, outros que também se encantam pelo ginásio. Nesse sentido, Lucão enfatizou a importância do apoio da torcida para tornar o local verdadeiramente mágico. Além disso, fez um chamado à torcida novamente:

A torcida apoiou muito a gente em 2016, fez bastante diferença, até em momentos que a gente estava sofrendo ali, quase caindo fora da Olimpíada, eles empurraram a gente o tempo inteiro e tenho certeza que isso vai acontecer agora também.

A gente vai ter o apoio da torcida, sabemos disso, temos que levar isso para um lado positivo, para um lado de carinho mesmo e dar o nosso máximo dentro de quadra, que tenho certeza que eles virão com a gente.”

A seleção brasileira no Pré-Olímpico de Vôlei Masculino

Até o momento, o Brasil já enfrentou duas partidas no torneio classificatório para as Olimpíadas de Paris 2024. Lucão foi peça fundamental na vitória sobre o Catar por 3 x 0 e na partida contra a República Tcheca, onde o Brasil venceu por 3 x 2, com parciais de 22/25, 25/15, 25/20, 21/25 e 16/14.

Na continuidade do torneio, Lucão e seus companheiros de seleção terão pela frente a Alemanha, no dia 3, a Ucrânia, no dia 4, Cuba, no dia 6, o Irã, no dia 7, e a Itália, no dia 8.