Após um hiato de 15 anos, Suzano está de volta à decisão do Campeonato Paulista de Vôlei. O time alcançou a final com uma atuação marcada pela superação e entrega coletiva, derrotando o Sesi-Bauru por 3 sets a 0, com parciais de 25/16, 27/21 e 25/21, na noite deste domingo (15), na Arena Suzano, e encerrando a série melhor de três da semifinal por 2 a 1.
Maior campeão paulista de vôlei
Suzano, o maior campeão paulista de vôlei com dez títulos, o último foi conquistado em 2008, retornou à final do campeonato após 13 anos de ausência nas competições oficiais. A equipe voltou à disputa apenas em 2021 e agora enfrentará o Guarulhos na edição de 2023, depois que o Guarulhos eliminou o São José na semifinal.

A primeira partida da final está marcada para a próxima terça-feira (17), às 21h30 (horário de Brasília), em Guarulhos. O jogo 2 ocorrerá na próxima sexta-feira (20), às 21h (horário de Brasília), na Arena Suzano.
Se for necessário, o terceiro e decisivo duelo acontecerá no dia 23, às 21h30 (horário de Brasília), em Guarulhos, já que a equipe da Grande São Paulo tem a vantagem do mando de quadra na série. Todas as partidas terão transmissão pelo SporTV2.
O Sesi cometeu erros, sobretudo ao forçar os saques, que não tiveram sucesso e facilitaram a vida da equipe suzanense, que não teve dificuldades para vencer o primeiro set por 25 a 16.
O segundo set foi caracterizado por alternâncias. Após um início equilibrado, o Sesi tomou a dianteira comandado pelo levantador Thiaguinho, abrindo uma vantagem de três pontos (10 a 7). Suzano conseguiu buscar o adversário, mas os ataques precisos de Darlan, que até então havia tido um desempenho discreto, mantiveram a equipe visitante na liderança (17 a 13).
Suzano logo se recuperou e empatou o placar. Com Riad servindo bem no saque e a dupla Baesso e Judson se destacando nos bloqueios, conquistaram três pontos seguidos e diminuíram a vantagem do Sesi (18 a 17). Em um rali emocionante que durou 22 segundos, Baesso pontuou e o Suzano obteve set point (26 a 25). A vitória no set veio após mais um erro de ataque do adversário, garantindo o placar de 27 a 25 e a ida à final do paulista de vôlei.