A Olímpiada é o maior evento multiesportivo do mundo. Sendo assim, a participação na competição é o objetivo de muito atletas e nações. A saber, a próxima Olímpiada acontece em Paris, na França, no ano de 2024. Um dos caminhos para se conseguir a vaga na categoria de vôlei da Olímpiada, é através do Pré-olímpico, que acontece entre 30 de setembro e oito de outubro.
Neste sentido, o Brasil está em preparação para o torneio que dará seis vagas para Olímpiada. O comandante da seleção brasileira, Renan Dal Zotto, conversou com o Esportelândia e abriu o jogo sobre todo o processo feito desde o ouro em 2016 até o objetivo ser a vaga em Paris 2024. Confira!
Ver essa foto no Instagram
O Pré-Olímpico Masculino 2023 e o caminho do Brasil
A Olímpiada de Paris 2024 vai contar com 12 seleções disputando a medalha de ouro do evento. O modo de distribuição das vagas são: o país sede, a França, já possui vaga garantida, seis equipes se classificarão pelo Pré-olímpico e cinco através do ranking da Federação Mundial de Vôlei (FIVB).
Como dito anteriormente, o Pré-Olímpico de Voleibol Masculino de 2023, acontece entre os dias 30 de setembro e oito de outubro. O formato de disputa é simples: as 24 seleções são divididas em três grupos de oito e jogam entre si. As duas seleções que melhor pontuar em cada grupo vai para Paris 2024.
O Pré-olímpico vai ser jogado em três países diferentes: Brasil, Japão e China. As seleções que estão no Grupo A são: Brasil, Itália, Irã, Cuba, Ucrânia, Alemanha, Catar e República Tcheca, com a sede no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.
A sede do grupo B é Tóquio, no Japão, além da seleção da casa, os outros integrantes são: Estados Unidos, Eslovênia, Sérvia, Turquia, Tunísia, Egito e Finlândia. No grupo C estão: China, Polônia, Argentina, Países Baixos, Canadá, México, Bélgica e Bulgária. A sede é na cidade de Xian.
Valeu, família! ??
Os irmãos Alan e Darlan falaram sobre a emoção de jogar no Maracanãzinho, diante da torcida.
A seleção masculina começou com tudo o Pré-Olímpico masculino! pic.twitter.com/JYlPC9yKWU
— CBV (@volei) September 30, 2023
Renan Dal Zotto e a vaga em Paris 2024
O Brasil vai em busca da quarta medalha de ouro na história da Olímpiada, as outras foram conquistadas em 1992, 2004 e 2016. Na última edição, em Tóquio, no ano de 2020, a deleção ficou no quarto lugar. Dessa maneira, a seleção vai iniciar a caminhada rumo a próxima edição.
O Esportelândia esteve de perto na preparação da seleção masculina para o Pré-olímpico. Assim, o repórter Jamis Gomes Jr. perguntou a Renan Dal Zotto, comandante da equipe brasileira, qual a evolução e o que ainda vai ser mudado desde a sua chegada. A saber, o treinador assumiu a seleção em 2017, logo após a saída de Bernardinho.
Renan apontou que a renovação da seleção era o primeiro objetivo:
Estou desde 2017, a gente obteve resultados importantes nesses anos e com a preocupação também de fazer uma renovação, depois da Rio 2016. Então, hoje estamos com um grupo com três atletas que estiveram naquele ano, o restante são jogadores e mais jovens. Era natural que se precisava fazer uma mudança e nesse meio tempo fomos conseguindo”.
Além disso, o comandante canarinho exaltou as conquistas e o caminho percorrido pela equipe e que agora a vaga em Paris 2024 se tornou o alvo:
No primeiro ano fomos vice-campeão da Liga Mundial e campeão da Copa dos Campeões. Em 2018 fomos vice-campeão Mundial, em 2019 ganhamos a Copa da Copa do Mundo, no Japão, de forma invicta. Na Olimpíada quarto lugar e em 2021 campeão da VNL. Agora estamos correndo atrás dessa vaga Olímpica, que é a competição mais importante para gente, visando Paris 2024″.
Os jogos do Brasil no Pré-Olímpico de Vôlei
A seleção brasileira masculina de vôlei iniciou a sua jornada no Pré-olímpico com vitória sobre o Catar. Dessa maneira, na sequencia do torneio, o time de Renan Dal Zotto vai encarar a República Tcheca, no dia 1 de outubro, Alemanha, no dia 3, Ucrânia, no dia 4, Cuba, no dia 6, Irã, no dia 7, e Itália, no dia 8.
ACE! ?
O saque foi um diferencial da seleção masculina na vitória sobre o Catar por 3 a 0, no Maracanãzinho, na estreia no Pré-Olímpico.
Que o diga o capitão Bruninho, que anotou quatro dos sete pontos da equipe verde-amarela no fundamento.
Vem rever esse show de pancadas! pic.twitter.com/coqltDrAPu
— CBV (@volei) September 30, 2023