Natural de Nova Trento, Santa Catarina, Brasil, Rosamaria Montibeller é uma das grandes armas da Seleção Brasileira de vôlei feminino. Carinhosamente apelidada como Rosa, a jogadora nasceu em 9 de abril de 1994.

Ainda criança, começou a demonstrar interesse pelo vôlei e Rosamaria iniciou sua carreira nas quadras catarinenses. A jogadora percorreu um longo caminho até se tornar uma das mais renomadas de sua modalidade.

Diante disso, confira a análise completa do Esportelândia sobre a ponteira Rosamaria.

Quem é Rosamaria

Rosamaria: biografia e curiosidades no vôlei
Rosamaria na Liga das Nações 202. (Volleyball World)

Ainda em 2003, quando tinha apenas nove anos de idade, Rosamaria começou a jogar voleibol defendendo as cores do Projeto de Nova Trento. Em 2004, já foi convocada para integrar a Seleção Brasileira de sua categoria.

No vôlei profissional, por sua vez, a jogadora soma passagens por diversos clubes brasileiros, sendo eles: Vôlei Nova Trento, ABEL Moda Vôlei, Vôlei São Caetano, Campinas, Esporte Clube Pinheiros, Minas Tênis Clube e Dentil Praia Clube.

Pela Seleção Brasileira, Rosa é destaque desde as categorias de base – sendo campeã mundial sub-23 em 2015. Além de ter recebido o prêmio de melhor oposta na mesma competição.

Sua primeira convocação para a Seleção Brasileira Adulta veio em 2017. Na oportunidade, a jogadora foi de extrema importância para algumas conquistas, incluindo os títulos do Montreux Volley Masters e do Grand Prix de Voleibol de 2017 em Nanquim, como também o Campeonato Sul-Americano (realizado em Cali).

Além disso, Rosamaria integrou o time que ficou com o segundo lugar na Copa dos Campeões de Voleibol Feminino de 2017, realizada no Japão.

Na temporada de 2019, Rosamaria deixou de atuar no voleibol nacional e transferiu-se para o exterior, especificamente para a Itália. Em solo europeu, a atleta atuou por quatro anos, cada ano em uma equipe diferente; Perugia, Casalmaggiore, Novara e Busto Arsizio.

Vá além do mundo do vôlei! Confira também nossos outros conteúdos:

A medalha olímpica em Tóquio 2020

Rosamaria: biografia e curiosidades no vôlei
Rosamaria com a medalha de prata em Tóquio 2020. (Reprodução/Instagram)

Após ficar anos sem participar da Seleção Brasileira, Rosamaria foi convocada para disputar os jogos olímpicos de Tóquio 2020, no Japão. Devido à pandemia, o torneio aconteceu em 2021 e foi uma reviravolta na vida da jogadora.

Rosamaria se tornou peça fundamental para a campanha do Brasil na competição. Apesar de iniciar as partidas no banco de reservas, quando entrava, mudava o jogo com seus ataques e energia contagiante:

Fico toda arrepiada de falar porque é difícil ter a dimensão de que sou eu que estou aqui. Eu acompanhei as meninas e estava torcendo e hoje estar aqui representando o país da maneira que elas representaram e ter um resultado positivo nesse clássico mundial é o maior tipo de orgulho que posso ter”, afirmou a jogadora após a vitória do Brasil sobre a Rússia nas quartas de final das Olimpíadas.

Sem ser listado entre os favoritos, o Brasil chegou até à final dos jogos. Na oportunidade, a Seleção Brasileira ficou com a medalha de prata após ser derrotada pelos Estados Unidos. No entanto, apesar do resultado, Rosamaria foi um dos destaques do time e também da competição.

Atualmente, a oposta é uma das referências da nova geração do Time Verde e Amarelo. Aos 30 anos de idade, Rosa conquistou a vaga no time titular e disputa a sua segunda edição de Jogos Olímpicos. Já na temporada de clubes, Rosamaria aceitou recentemente, em 2023, o desafio de atual no Japão, deixando a Itália após quatro anos.

Características do jogo de Rosamaria

 

Rosamaria: biografia e curiosidades no vôlei
Rosamaria sacando na Liga das Nações. (Volleyball World)

As principais características da oposta são, qualidade técnica, agilidade, disciplina e muito foco, além de outras qualidades como;

  1. Ataque Potente e Inteligente: a jogadora é reconhecida por seu ataque forte e preciso, sendo uma ameaça constante para a defesa adversária. Além disso, sabe o momento certo de largar e/ou colocar potência.
  2. Versatilidade: sua multifuncionalidade permite que ela atue tanto pela entrada quanto pela saída de rede, adaptando-se conforme as necessidades da equipe.
  3. Defesa Eficiente: devido aos anos atuando na posição de ponteira e pela sua baixa estatura, Rosamaria é conheceida por apresentar uma defesa consistente, sendo capaz de ajudar no fundo de quadra tanto nas recepções quanto nas defesas.
  4. Movimentação Rápida: É ágil e rápida em quadra, permitindo que se desloque velozmente para atacar, defender e realizar coberturas defensivas.
  5. Leitura de Jogo: Tem a capacidade de ler o jogo e tomar decisões estratégicas inteligentes, adaptando seu jogo conforme as situações que se apresentam durante a partida.

Títulos de Rosamaria

Rosamaria
Reprodução/Instagram
  • Campeonato Sul-americano – 2017, 2021 e 2023
  • Grand Prix – 2017
  • Montreux Volley Masters – 2017
  • Vice-campeã Olímpica – 2021
  • Vice-campeã da Liga das Nações – 2021 e 2022
  • Vice-campeã mundial – 2022

Rosamaria atualmente

Rosamaria: biografia e curiosidades no vôlei
Rosamaria segura o troféu da V Cup. (Reprodução/Instagram)

Na temporada de 2024, a jogadora fez sua primeira atuação no voleibol japonês, sendo um dos reforços do Denso Airybees. Defendendo as cores do time, Rosa disputou os playoffs do torneio local e conquistou a V Cup – competição que corresponde a Copa Brasil.

No atual momento, Rosamaria segue na Seleção Brasileira como um dos principais nomes do elenco.

Curiosidades sobre Rosamaria

Rosamaria: biografia e curiosidades no vôlei
Assessoria/Rosamaria
  • Natural de Nova Trento, em Santa Catarina, Rosa começou no vôlei por um projeto social de sua cidade natal, que hoje a tem como madrinha.
  • Integra a Seleção Brasileira desde as seleções de base.
  • Foi Campeã Mundial Sub-23 em 2015 e eleita a melhor oposta da competição.
  • Ganhou fama e conhecimento do público mundial nos Jogos Olímpicos de 2021 no Japão.
  • Ultrapassou a marca de um milhão de seguidores em suas redes sociais, tornando-se uma das jogadoras mais conhecidas do mundo.
  • Entrou na calçada da fama em Brasília, na Rua das Estrelas.
  • Criou a própria marca homônima, apresentando uma linha de joias em parceria com a Jamming Joais, marca nacional.

Agora que você já sabe tudo sobre a craque Rosamaria, que tal conferir nossas outras biografias de astros do vôlei brasileiro.