Após conquistar a medalha de bronze na Olimpíada de Paris com a Seleção Brasileira de vôlei de quadra, Rosamaria decidiu inovar em sua preparação para a próxima temporada.
Buscando aprimorar seu desempenho físico e técnico, a ponteira e oposta encontrou um novo desafio nas areias do Rio de Janeiro, treinando com a dupla de vôlei de praia, Carol Solberg e Bárbara Seixas.
Uma nova estratégia para Rosamaria: treino na areia
Rosamaria se preparou para a nova temporada em um cenário completamente diferente. Durante uma semana, ela trocou as quadras pelas areias do Leblon, treinando sob o sol do Rio de Janeiro ao lado das atletas olímpicas de vôlei de praia Carol Solberg e Bárbara Seixas.
Mesmo sendo medalhista olímpica no vôlei de quadra, a atleta buscou algo diferente para fortalecer sua forma física antes de retornar ao Japão, onde atuará mais uma temporada pelo Denso Airybees, da Liga Japonesa.
A ideia de treinar no Rio surgiu porque eu sou muito amiga do Eduardo, que faz parte da comissão técnica da Carol e da Bárbara. Já conhecia o trabalho delas também e admirava.
Contou Rosamaria, que completou afirmando que gostou da experiência:
Elas abriram as portas para eu me manter em forma para a próxima temporada no Japão. Sabia que seria interessante esse trabalho na areia, é uma condição física diferente.
O desafio da areia
Apesar de ser experiente no vôlei de quadra, a transição para a areia trouxe novas dificuldades. Rosamaria revelou que precisou adaptar seus movimentos ao terreno arenoso, que exige mais agilidade nos deslocamentos e uma técnica apurada para lidar com os fatores externos, como o vento.
O mais difícil acho que é esse tempo do deslocamento na areia, você tem que fazer tudo de uma maneira diferente. A maneira de saltar, de se deslocar, de proteger a bola do vento. O tempo inteiro você tem que estar lutando contra a sua parte técnica. Não foi fácil, mas foi desafiador.

Colaboração e elogios das parceiras de treino
Durante os treinos, Rosamaria contou com o apoio e a troca de experiências com Carol Solberg e Bárbara Seixas. A dupla, que também competiu nas Olimpíadas de Paris, elogiou a evolução rápida de Rosamaria e destacou o potencial da jogadora no vôlei de praia.
A Rosa é muito melhor na quadra (risos), mas ela está indo muito bem, aprendendo muito rápido. Impressionante como a cada dia ela estava melhor”, elogiou Carol Solberg.
Bárbara Seixas também destacou a abertura de Rosamaria para aprender as particularidades do esporte e comentou sobre o futuro da atleta, caso ela decidisse explorar o vôlei de praia.
Como ela atua como oposta e ponteira, ela é uma jogadora muito completa e isso é muito importante para o vôlei de praia. Se ela pensar em vir para o vôlei de praia, vai levar jeito para a coisa (risos)”, brincou Bárbara.
Com o término dos treinos na praia e os aprendizados acumulados, Rosamaria agora se prepara para retomar sua rotina nas quadras. A jogadora renovou seu contrato com o Denso Airybees e está pronta para mais uma temporada na Liga Japonesa.
Ver essa foto no Instagram
Quer saber o que mais está acontecendo no vôlei? Acesse nossos outros conteúdos:
- Carolana é alvo de golpes no WhatsApp e faz denúncia: “Pediram dinheiro”
- Veja quem foi o verdadeiro responsável pelo sucesso de Darlan na Seleção Brasileira de vôlei
- Fratura? Lorenne desabafa e conhece a gravidade de sua nova lesão
- Saiba tudo sobre a estreia inacreditável de Gabi Guimarães no Conegliano
- Thaisa abre o jogo sobre encerrar sua carreira: “Muito desgastante”