Quais são os saques mais fortes do mundo na atualidade? E quem foi o responsável? Com o aumento da tecnologia nas partidas de voleibol, tornou-se possível saber a velocidade de todos os movimentos, incluindo aqueles que iniciam o rally.

Diante disso, o Esportelândia conta para você os nomes dos jogadores de vôlei, tanto masculino quanto feminino, que entraram para a história por aplicarem verdadeiras pancadas dentro de quadra.

Vale ressaltar que, a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) não tem um ranking oficial com os atletas. Sendo assim, apontamos os três saques mais velozes atualmente em ambos os naipes.

Os saques mais fortes do vôlei feminino

  • 1º lugar: Ana Cristina de Souza (Brasil)
  • 2º lugar: Tijana Boskovic (Sérvia)
  • 3º lugar: Melissa Vargas (Turquia)

Ana Cristina de Souza (Brasil)

Volleyball World
Ana Cristina é um dos principais destaques da Seleção Brasileira – Divulgação/Volleyball World

Durante a primeira semana da Liga das Nações 2024, a jovem ponteira brasileira foi responsável por um feito histórico. Atuando em casa, no Rio de Janeiro, contra a Coreia do Sul, Ana Cristina sacou em uma velocidade de 118 km/h durante no terceiro set da partida, alcançando o novo recorde de saques mais fortes.

Tijana Boskovic (Sérvia)

Reprodução/Instagram @coti_18
Tijana Boskovic acompanha Ana Cristina de perto – Divulgação/Redes Sociais

Considerada por muitos a melhor jogadora do mundo atualmente, Tijana Boskovic quebrou a marca de Melissa Vargas durante o Torneio Europeu de 2023. Jogando contra a Seleção Eslovena, a estrela sérvia foi a maior pontuadora e apresentou um saque de 116km/h.

Melissa Vargas (Turquia)

Volleyball World
Cubana naturalizada turca, Vargas impõe respeito na Seleção – Divulgação/Volleyball World

Melissa Vargas foi responsável por sacar a 112km/h durante a realização do Campeonato Europeu 2023. A cubana naturalizada turca, inclusive, vem sendo um dos principais nomes do sucesso obtido pela atual geração da Turquia nos últimos anos.

Os saques mais fortes do vôlei masculino

  • 1º lugar: Wilfredo León (Polônia)
  • 2º lugar: Yūji Nishida (Japão)
  • 3º lugar: Nimir Abdel-Aziz (Holanda)

Wilfredo León (Polônia)

Volleyball World
Wilfredo León divide o primeiro lugar com outro concorrente – Divulgação/Volleyball World

Astro polonês, Wilfredo León é o primeiro colocado no posto de saque mais rápido do vôlei masculino, com uma pancada registrada em 134 km/h. No entanto, durante a realização do Campeonato Europeu 2023, o ponteiro ultrapassou seu próprio recorde ao sacar em 138km/h.

Yūji Nishida (Japão)

Nishida
Craque do Japão é considerado o melhor jogador do mundo – Volleyball World

Ídolo japonês e considerado por muitos o melhor jogador da atualidade, Nishida fez história ao sacar a uma velocidade de 138 km/h e igualar a marca de León. O feito foi realizado durante a disputa da Liga das Nações 2024.

Nimir Abdel-Aziz (Holanda)

Nimir
Abdel-Aziz acompanha os concorrentes muito de perto – Divulgação/Volleyball World

Em jogo válido pela Liga das Nações 2023, o holandês Nimir Abdel-Aziz por pouco não igualou o recorde de León e Nishida – ambos citados anteriormente. No duelo em questão, o astro europeu atingiu a marca de 137 km/h, contra o Irã, e entrou no top 3 de saques mais fortes do mundo.

Para saber tudo o que anda rolando no vôlei brasileiro, acesse nossos outros conteúdos sobre o esporte: