Sesc RJ Flamengo e Fluminense se enfrentaram na noite dessa sexta-feira (21) no ginásio Hélio Maurício, na Gávea. A disputa foi válida pelo terceiro jogo do Campeonato Estadual de vôlei feminino Adulto e resultou na vitória tricolor por 3 x 2. Após a equipe da casa abrir 2 x 0, o time das Laranjeiras buscou a reação e alcançou a virada. 

1º set: Sesc Flamengo larga na frente

Inicialmente, a partida se iniciou bastante disputada. Fluminense chegou a abrir uma vantagem de 2 pontos em 6 a 8, porém Flamengo logo reverteu o placar para 12 a 10.

Na equipe tricolor destacou-se a oposta Bruna Moraes com os ataques. Por outro lado, o bloqueio e o sistema defensivo foram pontos muito positivos na equipe comandada por Bernardinho. Especialmente Michele, a qual manteve alto aproveitamento nos passes e nas defesas.

O time rubro negro se manteve a frente durante toda essa primeira parcial. Com boas defesas e um bom contra ataque, conseguiu fechar em 25 x 21.

2º set: Bastante troca de pontos

Igualmente ao primeiro, o segundo set iniciou bastante disputado. Os times mantiveram a troca de pontos até 6 x 6 até que Flamengo construiu a vantagem.

Gabiru entrou para sacar pelo lado rubro negro e Pietra pelo Fluminense. Vale ressaltar que foi na passagem da ponteira tricolor que a equipe visitante não só alcançou no placar, mas ultrapassou. O que estava 16 x 11 para as rubro negras virou 18 x 16 para as tricolores.

Por certo, a grande efetividade dos bloqueios contribuiu para a crescente do time comandado por Guilherme Schmitz. Nesse momento do set, os rallys acirrados e a troca de pontos inicial voltaram.

Apesar disso,­ Flamengo confirmou o bom ritmo de jogo que impôs desde o início dessa segunda parcial. Além dos saques bem forçados como o de Rony e Bruna Honório. Assim, fecharam em 25 x 23.

A saber, neste set Bernardino colocou Sabrina no lugar de Rony. Guilherme fez a inversão com Amanda e Kimberly. E, em 24 x 23, Larissa entrou pra sacar.

3º set: Reação tricolor

A saber, a ponteira tricolor Pietra iniciou este terceiro set em quadra no lugar de Gabi Cândido. Diferentemente dos outros sets, neste o Fluminense abriu uma larga vantagem com 15 x 9.

Novamente, Bernardinho colocou Sabrina em quadra, desta vez no lugar de Bruna Honório. Vale destacar que o bloqueio tricolor se manteve bastante efetivo nesta parcial, especialmente com a central Lara.

Mais uma vez, inversão com Amanda e Kimberly na quadra da equipe das Laranjeiras. Por outro lado, a entrada de Sabrina contribuiu bastante para o time rubro negro. Foram 4 pontos da oposta, sendo 3 de ataque e um de bloqueio.

Gabiru entrou para sacar em 20 x 18 e se manteve em quadra para fazer o fundo. Porém, a estrutura de bloqueio, defesa e contra ataque tricolor cresceu bastante. Além de saques mais forçados, como o da ponteira Amanda. Com essa construção de jogo, fecharam o terceiro set em 25 x 18.

4º set: Volume de jogo tricolor cresce 

Mesma formação do terceiro set nas duas equipes. Fluminense se mostrou mais agressivo, além de subir muitas bolas nas defesas. Sendo assim, Sesc começou a sentir dificuldade na virada de bola.

Como opção de ataque, Bernardinho colocou Juju no lugar de Juciely. A central recém chegada da base para o adulto marcou um ponto com a jogada “china”.

Vale destacar também a líbero Lele, a qual defendeu muitas bolas e contribuiu para um maior volume e jogo no Fluminense. Depois de um tempo com a rede travada, Valquíria rodou pelo Sesc.

Ainda com o time tricolor não facilitando a confirmação do ponto, Flamengo consegue se recuperar no placar novamente em 23 x 20. Porém, Fluminense fechou em 25 x 21.

5º set: Confirmação do Fluminense

Tie break começou com o Fluminense com a mesma intensidade dos dois sets anteriores e com o Sesc comentendo mais erros. Além disso, a oposta Bruna Moraes foi uma das grandes definidoras do set decisivo. Além da permanência de bons bloqueios com as centrais Lara e Lays e volume de jogo com Lele e as duas ponteiras (Amanda e Pietra).

Gabiru entrou para sacar e fazer o fundo novamente e Helena entrou no lugar de Michele na rede. A ponteira, também recém chegada da base rubro negra, marcou um ponto de ataque por cima da marcação tricolor e conseguiu rodar a rede. No entanto, apesar das substituições, Fluminense fechou em 15 x 9.

Sesc Flamengo e Fluminense – E agora?

Por fim, as duas equipes voltam a se enfrentar na próxima segunda-feira (24) para a grande decisão do Campeonato Estadual Carioca. Dessa vez, o confronto será no ginásio do Tijuca Tênis Clube, às 21h (horário de Brasília), e terá transmissão do Sportv.

Foto destaque: Gilvan de Souza/Flamengo

Avatar de Letícia Renata
Autor Letícia Renata

Jornalista em formação. Escolhi esse curso porque gosto muito da área de comunicação, sempre gostei de ler e escrever e me identifico com essa profissão. Tenho experiência com trabalho em equipe e com mídias sociais. Atuante na escrita com produção de textos multimídia e a adaptação destes conforme os diferentes públicos-alvo. Igualmente operante no setor audiovisual com fotografias, vídeos e edição. Integrante da equipe de comunicação da Atlética UniCarioca. Também fui responsável pelo campo administrativo e criativo da página exclusiva do voleibol. Fui componente de um programa de rádio sobre o setor cinematográfico e integro um grupo especializado em imagens: Estudo avançado em Fotografia- EAF. Já desempenhei a função de monitora de fotografia e faço parte da pastoral da comunicação- PASCOM. Tenho objetivo de crescer como profissional e aproveitar todo aprendizado. Possuo comprometimento, proatividade e busca constante por conhecimento.