Conhecida pela sua energia e força física nas quadras de vôlei, Tandara é um dos grandes nomes do esporte brasileiro na última década. Não à toa, foi peça fundamental na conquista olímpica de 2012.
No entanto, desde que foi afastada da modalidade por conta de um caso de doping, a jogadora segue longe das atividades. Nesse meio tempo, ainda enfrentou uma maternidade.
Tandara conta as dificuldades que enfrentou
Em entrevista ao podcast Ataque e Defesa, do jornalista Alê Oliveira, Tandara comentou sobre as dificuldades que tem enfrentando diante de todas essas situações.
Campeão Olímpica de vôlei em 2012, Tandara conta os desafios que enfrenta após a maternidade. pic.twitter.com/YQVnSub5wE
— Carlos Soares (@_carlossoaresjr) August 29, 2023
Foi tudo muito rápido. Eu tinha aversão a entrar no ginásio, na academia, tudo. Eu tentava fazer, mas eram muito à força essas situações e isso me faziam mal. Tanto é que eu tive depressão, tive crise de ansiedade, tive muita coisa.
Ainda durante a entrevista para o jornalista Alê Oliveira, Tandara falou que teve de trabalhar o seu psicológico para poder melhorar e conseguir encarar as situações de outra forma.
Hoje eu sinto falta e hoje eu quero participar. Quero começar a programar essa volta porque, querendo ou não, vai ter de ser devagarzinho, porque é muito tempo parada.
Então tem de ter toda uma preparação com o meu corpo, a minha mente já está sendo preparada, o psicológico principalmente. Eu venho fazendo acompanhamento há oito ou nove meses e está sendo muito importante para mim.

Você ama outros esportes além de vôlei? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:
Tandara admite fazer terapia
A atleta ainda admitiu fazer terapia semanalmente para conseguir lidar com os problemas e melhorar o lado mental. Hoje ela se considera muito melhor do que estava algum tempo atrás.
Eu faço terapia duas vezes na semana. Então eu venho procurando os meus medos e as minhas angústias, esse sentimento ruim que também passam na cabeça. Hoje eu estou cem por cento melhor do que eu estava há um ano atrás, é um absurdo a minha melhora.
Confira o papo completo de Tandara no podcast Ataque e Defesa
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos: