O vôlei brasileiro masculino está iniciando o calendário da temporada 2023/24, assim a maioria dos campeonatos estaduais estão ocorrendo. Sendo assim, entre os dias 2 de setembro e 21 de outubro acontece o Campeonato Mineiro de Vôlei Masculino.
Neste sentido, nesta quarta-feira (27), o Itambé Minas enfrentou o Sada Cruzeiro no primeiro clássico da temporada. O jogo aconteceu na Arena UniBH, e foi vencido pela equipe cruzeirense por 3 x 0. Após a partida, Gabriel Vaccari, ponteiro do Sada Cruzeiro, conversou com o Esportelândia sobre a força do time celeste. Confira!
? CABEÇA ERGUIDA!
? Campeonato Mineiro 2023
? 3° SET
? Itambé Minas
23
x
25
⚪️ Sada Cruzeiro❌ FIM DE JOGO
3 a 0 para o Sada Cruzeiro#VaiMinas #ItambéMinas #ParedãoAzul pic.twitter.com/cHMGZFmmQx— Minas Tênis Clube (@MinasTenisClube) September 27, 2023
Sada Cruzeiro dominante do inicio ao fim
O Itambé Minas foi o mandante do primeiro clássico da temporada 2023/24, mas foi o time comandado por Felipe Ferraz que saiu vitorioso. Em uma grande atuação, o Sada Cruzeiro anotou um 3 x 0, com parciais de 23/25, 20/25 e 23/25. O jogo foi marcado pelos bons saques e bloqueis da equipe celeste.
A partida na Arena UniBH começou equilibrada, com os dois times trocando pontos, assim o primeiro set só foi decidido na reta final. Depois de um empate em 20 x 20, o Sada Cruzeiro arrancou e fechou a parcial em 23 x 25, após um ponto de Wallace.
Nos dois sets seguintes, o Minas perdeu um pouco da intensidade, logo o Cruzeiro se aproveitou e liquidou a partida. Com um ataque veloz, o time de Felipe Ferraz abriu seis pontos de frente na segunda parcial e administrou o placar. Dessa maneira, a vitória por 20 x 25 veio em cerca de 25 minutos.
A última etapa do jogo foi marcado por uma reação do time minastenista, mas com um Cruzeiro sólido nas horas importantes. Desse modo, após os visitantes abrirem 8 x 15, o Itambé Minas encostou no marcador, 22 x 23. Porém, o Sada Cruzeiro chegou ao match point depois de atacar bem, e com um erro no saque de Isaac fechou o marcador em 23 x 25.
Ver essa foto no Instagram
Vaccari conta um dos segredos do time
Depois de mais uma grande atuação Gabriel Vaccari, ponteiro do Sada Cruzeiro, conversou com o Esportelândia sobre o jogo. A saber, o jogador foi o maior pontuador da partida com 13 pontos anotados.
Quando perguntado sobre o saque e o bloqueio terem sido mais uma vez um ponto forte do time celeste, o ponteiro contou outro segredo muito importante da equipe:
Eu acho que todo mundo que assiste vê a questão do saque, do bloqueio, essa parte muito agressiva do nosso time. Mas, principalmente, nossa característica é do comportamento agressivo. De jogar para ganhar, de jogar para fazer o ponto. Então, acho que hoje foi muito bom nesse aspecto, o comportamento”.
O CLÁSSICO É NOSSO! Vitória do gigante!
O Sada Cruzeiro passa pelo Itambé Minas por 3 sets a 0 na casa do rival!
Última parcial: 25/23.VALEU, GUERREIROS! VALEU, NAÇÃO AZUL! pic.twitter.com/OjspsMiPLV
— Sada Cruzeiro (@sadacruzeiro) September 27, 2023
Motivação para a consistência
O Sada Cruzeiro se mantêm no topo do vôlei brasileiro desde a sua criação, são oito troféus da Superliga e 13 Mineiros seguidos. Mesmo com a pausa entre as temporadas, o time celeste não perdeu a consistência e de maneira avassaladora chegou a 5ª vitória seguida no Campeonato Mineiro.
Quando questionado por Luís Henrique Gregório sobre como conseguem manter o ritmo, a dominância, Vaccari apontou o desejo da vitória como parte crucial:
Essa é uma opinião minha, não sei dos outros, mas a minha opinião, de verdade, é que todo mundo que está aqui é escolhido, porque não importa o que já passou, não importa se a gente já ganhou 30, 40, 50 títulos, importa que o próximo a gente quer ganhar. Esse jogo a gente quer ganhar. Hoje a gente quer fazer o nosso melhor. Então, a gente descansa e vem com esse pensamento para a temporada inteira”
O próximo desafio
A partida diante do Itambé Minas foi o quinto compromisso do Sada Cruzeiro no Campeonato Mineiro de Vôlei. A campanha do time celeste é de cinco triunfos, sendo que na Arena UniBH, foi a primeira por 3 x 0. Por outro lado, o Minas amargou a terceira derrota em seis partidas.
Sendo assim, o Cruzeiro volta a jogar pelo Campeonato Mineiro, na sexta-feira (29), contra o JF Vôlei às 19h, fora de casa. Do mesmo modo, mas no domingo (1), o Minas visita o Montes Claros América, no Norte de Minas, às 14h.
Foto destaque: Reprodução/Sada Cruzeiro Vôlei